Arte e Ensino de Química: mapeamento preliminar de como os trabalhos científicos abordam a temática pintura

Autores

  • Muriel Belo
  • Gerson Cavalheiro Universidade Federal de Pelotas
  • Alessandro Soares Universidade Federal de Pelotas
  • Bruna Fary Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

contextualização,interdisciplinaridade, artes plásticas

Resumo

O presente trabalho busca analisar como os artigos da área do Ensino de Química abordam a questão da Arte no Ensino de Química. O trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado, na qual esta pesquisa tem como foco a análise de artigos acessíveis via Google Acadêmico, ou disponibilizados no portal de periódicos da Capes, que visa identificar os procedimentos já documentados na literatura sobre práticas adotadas com o tema pintura e Ensino de Química. A metodologia de análise de dados foi  por (ATD), no qual emergiram seis categorias, sendo que três foram analisadas no presente trabalho: Abordagem experimental; Utilização de problematização inicial; Materiais físicos propostos nas atividades que envolvem o Ensino de Química e Artes Plásticas. Este trabalho contribui motivando o debate sobre as questões que envolvem a interdisciplinaridade e contextualização entre a esfera artística, em particular as artes plásticas, notadamente a pintura, e a instrução voltada à Química.

Downloads

Publicado

20-10-2023

Como Citar

Belo, M., Cavalheiro, G., Soares, A., & Fary, B. (2023). Arte e Ensino de Química: mapeamento preliminar de como os trabalhos científicos abordam a temática pintura . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/376

Edição

Seção

Trabalhos Completos