UMA INOVAÇÃO CIENTÍFICA UMA TEMÁTICA RELACIONADA À REMEDIAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DAS AULAS DE QUÍMICA

Autores

  • Michael Rosa
  • Vitória Schiavon da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Paola Bork Abib Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno dos Santos Pastoriza Universidade Federal de Pelotas
  • Bruna Adriane Fary Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Inovação, Meio Ambiente, Escola

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma análise realizada a partir de uma aula denominada “Atividade experimental - Investigando como conter e retirar óleo do mar” realizada em uma escola na cidade de Pelotas/RS. A investigação teve como objetivo identificar nas aulas de Química do Ensino Médio, as percepções dos alunos acerca da temática de inovação relacionada à remediação ambiental. Isto ocorreu por meio de questionários pré e pós-atividade, categorizando as respostas a partir da análise de conteúdo de Bardin (1977). De maneira geral, observou-se que as temáticas de inovação e remediação ambiental parecem não ser um tema abordado frequentemente dentro das aulas de Química, além de identificar que quando apresentados a essa temática, os alunos ainda assim buscam solucionar o problema da retirada do óleo do mar em uma concordância a respeito da importância da inovação para o meio ambiente, como também para sociedade.

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

Rosa, M., Schiavon, V., Abib, P., Pastoriza, B., & Fary, B. (2023). UMA INOVAÇÃO CIENTÍFICA UMA TEMÁTICA RELACIONADA À REMEDIAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DAS AULAS DE QUÍMICA . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/394

Edição

Seção

Trabalhos Completos