A Prática como Componente Curricular em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química
Palavras-chave:
Prática como Componente Curricular, Licenciatura em Química, Licenciatura em Ciências BiológicasResumo
A Prática como Componente Curricular (PCC) é um componente da formação de professores instituída em 2002 visando a articulação das dimensões teórica e prática. Assim, descrevemos como os docentes de cursos de licenciatura em ciências biológicas e em química de três instituições públicas de ensino superior brasileiras realizam a PCC enquanto conteúdos e avaliação. Utilizamos a análise de conteúdo, da qual observamos que grande parte dos docentes que compõem nossa amostra conhecem a PCC nos termos de sua finalidade e objetivos bem como realizam formas de avaliação de acordo com as atividades que propõem. Por outro lado, alguns docentes ainda mantém a concepção positivista da PCC e, portanto, realizam atividades de laboratório no contexto da PCC e processos avaliativos de acordo. A guisa de conclusões, ressaltamos a importância da manutenção da PCC e da constante formação continuada nas instituições para preparar os docentes para que compreendam e implementem a PCC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.