A Prática como Componente Curricular em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química

Autores

  • Gabriela Luisa Schmitz Universidade Federal de Santa Maria
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto

Palavras-chave:

Prática como Componente Curricular, Licenciatura em Química, Licenciatura em Ciências Biológicas

Resumo

A Prática como Componente Curricular (PCC) é um componente da formação de professores instituída em 2002 visando a articulação das dimensões teórica e prática. Assim, descrevemos como os docentes de cursos de licenciatura em ciências biológicas e em química de três instituições públicas de ensino superior brasileiras realizam a PCC enquanto conteúdos e avaliação. Utilizamos a análise de conteúdo, da qual observamos que grande parte dos docentes que compõem nossa amostra conhecem a PCC nos termos de sua finalidade e objetivos bem como realizam formas de avaliação de acordo com as atividades que propõem. Por outro lado, alguns docentes ainda mantém a concepção positivista da PCC e, portanto, realizam atividades de laboratório no contexto da PCC e processos avaliativos de acordo. A guisa de conclusões, ressaltamos a importância da manutenção da PCC e da constante formação continuada nas instituições para preparar os docentes para que compreendam e implementem a PCC.

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Publicado

07-10-2022

Como Citar

Schmitz, G. L., & Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto. (2022). A Prática como Componente Curricular em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/74

Edição

Seção

Trabalhos Completos