Concepções e expectativas de estudantes ingressantes no ensino médio sobre o componente curricular Química
Palavras-chave:
Concepções e expectativas, Aulas de Química, Ensino M´édioResumo
Os alunos são formalmente introduzidos em disciplina específica de Química na primeira série do ensino médio (EM). Porém, conhecimentos de Química já são desenvolvidos ao longo do ensino fundamental, principalmente no nono ano. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar as concepções e expectativas de alunos ingressantes no EM de uma escola pública. Questionários com perguntas abertas foram entregues aos estudantes e a análise dos dados foi realizada segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, observamos que as aulas experimentais aparecem como principal motivo que faz os alunos gostarem das aulas de Química e também aparecem, juntamente com os elementos químicos como o que os alunos compreendem ser o objeto de estudo da Química e no que esperam aprender nas aulas. Ainda, em relação às suas expectativas, destacamos que a principal é de que as aulas sejam difíceis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.