A FOTOGRAFIA COMO PROPOSTA DE TEORIA-METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA
Palavras-chave:
FOTOGRAFIA, ENSINO DE QUÍMICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORESResumo
Neste trabalho objetiva-se utilizar a fotografia como proposta teórico-metodológica em um espaço de formação de professores de Química. A partir da realização do levantamento bibliográfico, visou-se avaliar a relação da fotografia com o ensino de química. Em seguida, realizou-se uma intervenção na componente curricular de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Federal, desenvolvendo-se um conjunto de atividades e discussões como leitura de artigo, relatos de experiências em sala de aula, com o uso da fotografia, a inter-relação das discussões do uso de fotografias com o triplete químico, bem como os cuidados e limites que a fotografia possui no contexto de ensino. Esses registros permitiram apresentar a fotografia numa perspectiva teórico-metodológica para o ensino de Química, à medida que, como presente nas discussões trazidas, esta carrega teorias, cuidados metodológicos, para viabilizar e contemplar o seu potencial didático, quando bem trabalhada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.