A FOTOGRAFIA COMO PROPOSTA DE TEORIA-METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA

Autores

Palavras-chave:

FOTOGRAFIA, ENSINO DE QUÍMICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumo

Neste trabalho objetiva-se utilizar a fotografia como proposta teórico-metodológica em um espaço de formação de professores de Química. A partir da realização do levantamento bibliográfico, visou-se avaliar a relação da fotografia com o ensino de química. Em seguida, realizou-se uma intervenção na componente curricular de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Federal, desenvolvendo-se um conjunto de atividades e discussões como leitura de artigo, relatos de experiências em sala de aula, com o uso da fotografia, a inter-relação das discussões do uso de fotografias com o triplete químico, bem como os cuidados e limites que a fotografia possui no contexto de ensino. Esses registros permitiram apresentar a fotografia numa perspectiva teórico-metodológica para o ensino de Química, à medida que, como presente nas discussões trazidas, esta carrega teorias, cuidados metodológicos, para viabilizar e contemplar o seu potencial didático, quando bem trabalhada.

Downloads

Publicado

12-10-2023

Como Citar

Antunes da Luz, N., & Sangiogo, F. A. (2023). A FOTOGRAFIA COMO PROPOSTA DE TEORIA-METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/367

Edição

Seção

Trabalhos Completos