Modelagem no Ensino de Química: alguns fundamentos e abordagens da Educação Básica ao Ensino Superior

Autores

  • Flávia Moura de Freitas UFPel
  • Paola Bork Abib Kohn UFPel
  • Fábio André Sangiogo

Palavras-chave:

metodologia de ensino, modelagem, natureza do conhecimento químico

Resumo

As pesquisas em Educação Química desenvolvem investigações e contribuições quanto a construir alternativas metodológicas na prática docente, principalmente, por caracterizar-se uma ciência complexa e abstrata, e este fato é evidenciado, devido à predominância de uma linguagem e comunicação científica de difícil compreensão pelos sujeitos. Em vista disto, dentre as diversas estratégias de ensino, a abordagem denominada “modelagem” para o Ensino de Química, surge considerando a participação do estudante como fator fundamental em seu processo, em que o desenvolvimento de habilidades em consonância com a epistemologia da Ciência, torna possível compreender as formas como é produzido o conhecimento químico. Nesse viés, o presente estudo promoveu compreensões e reflexões quanto a modelagem para o Ensino e Formação em Química, desenvolvidas em contextos da Educação Básica ao Ensino Superior, destacando quanto potencialidades ao desenvolvimento, a sua relevância e as fragilidades, entendendo as perspectivas de contribuições à aprendizagem de conhecimentos ensinados na Química.

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Publicado

28-09-2022

Como Citar

Moura de Freitas, F., Bork Abib Kohn, P. ., & Sangiogo, F. A. (2022). Modelagem no Ensino de Química: alguns fundamentos e abordagens da Educação Básica ao Ensino Superior. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/125

Edição

Seção

Trabalhos Completos