Modelagem no Ensino de Química: alguns fundamentos e abordagens da Educação Básica ao Ensino Superior
Palavras-chave:
metodologia de ensino, modelagem, natureza do conhecimento químicoResumo
As pesquisas em Educação Química desenvolvem investigações e contribuições quanto a construir alternativas metodológicas na prática docente, principalmente, por caracterizar-se uma ciência complexa e abstrata, e este fato é evidenciado, devido à predominância de uma linguagem e comunicação científica de difícil compreensão pelos sujeitos. Em vista disto, dentre as diversas estratégias de ensino, a abordagem denominada “modelagem” para o Ensino de Química, surge considerando a participação do estudante como fator fundamental em seu processo, em que o desenvolvimento de habilidades em consonância com a epistemologia da Ciência, torna possível compreender as formas como é produzido o conhecimento químico. Nesse viés, o presente estudo promoveu compreensões e reflexões quanto a modelagem para o Ensino e Formação em Química, desenvolvidas em contextos da Educação Básica ao Ensino Superior, destacando quanto potencialidades ao desenvolvimento, a sua relevância e as fragilidades, entendendo as perspectivas de contribuições à aprendizagem de conhecimentos ensinados na Química.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.