Inovação

o que dizem os documentos que legislam a formação de bacharéis e licenciados em Química

Autores

  • Flávia Moura de Freitas Universidade Federal de Pelotas
  • Paola Bork Abib Universidade Federal de Pelotas
  • Fábio André Sangiogo Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

ensino superior, legislação, inovador, formação

Resumo

O presente estudo trata-se de uma análise sobre a inovação em documentos legislatórios dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química. A partir da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011) emergiram três categorias: 1) Inovação Curricular no Ensino Superior; 2) Inovação Profissional: ações na atuação docente; e 3) Inovação científica e tecnológica na construção dos conhecimentos Químicos. A partir da compreensão da inovação na formação dos profissionais da Química, percebe-se que os documentos necessitam de constantes adequações frente às inovações para o desenvolvimento da área e, consequentemente, da capacitação destes profissionais. Tais reformulações são necessárias no contexto dos órgãos de fomento e de organizações, como do Conselho Federal de Química, para incentivar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em busca do progresso em setores adjacentes à universidade, na produção do conhecimento químico e na formação do profissional da Química.

Downloads

Publicado

19-10-2023

Como Citar

de Freitas, F. M., Abib, P. B. ., & Sangiogo , F. A. . (2023). Inovação: o que dizem os documentos que legislam a formação de bacharéis e licenciados em Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/280

Edição

Seção

Trabalhos Completos