Proposta didática para o Ensino Médio sobre conceitos de hidrofilicidade e hidrofobicidade através da medida do ângulo de contato

Autores

  • Isaac Andriew Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) - Discente de Graduação.
  • Larrisa Leffa Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Chádia Luísa Schissler Rodrigues Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jacqueline Arguello Da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vladimir G. Lavayen Jimenez Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ensino de ciências, materiais didáticos

Resumo

A interação entre a água e as superfícies é usada em laboratórios para estudar propriedades dos materiais, como tensão interfacial. Trata-se de fenômenos facilmente observáveis em nosso dia-dia. A conexão de fenômenos científicos fundamentais com observações cotidianas permite ao estudante transpor o conhecimento para fora da sala de aula ou do laboratório. Também é uma forma de destacar a importância e relevância da ciência para a população. Na indústria e em laboratórios de pesquisa são utilizados goniômetros para verificação das tensões entre um líquido (água) e uma superfície qualquer através da medida do ângulo de contato. Esse é um equipamento sofisticado e caro para o âmbito escolar. Por isso, apresentamos uma configuração caseira para estimar o ângulo de contato a partir de materiais acessíveis (caixa de sucos ou leite), seguindo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Além disso, será destacada a diferença entre os conceitos de hidrofobicidade e hidrofilicidade.

Downloads

Publicado

09-10-2023

Como Citar

Rodrigues, I. A., Fernandes, L. L. ., Schissler Rodrigues Rosa , C. L., Da Silva, J. A. ., & Lavayen Jimenez, V. G. . (2023). Proposta didática para o Ensino Médio sobre conceitos de hidrofilicidade e hidrofobicidade através da medida do ângulo de contato. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/327

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.