Proposta didática para o Ensino Médio sobre conceitos de hidrofilicidade e hidrofobicidade através da medida do ângulo de contato
Palavras-chave:
Ensino de ciências, materiais didáticosResumo
A interação entre a água e as superfícies é usada em laboratórios para estudar propriedades dos materiais, como tensão interfacial. Trata-se de fenômenos facilmente observáveis em nosso dia-dia. A conexão de fenômenos científicos fundamentais com observações cotidianas permite ao estudante transpor o conhecimento para fora da sala de aula ou do laboratório. Também é uma forma de destacar a importância e relevância da ciência para a população. Na indústria e em laboratórios de pesquisa são utilizados goniômetros para verificação das tensões entre um líquido (água) e uma superfície qualquer através da medida do ângulo de contato. Esse é um equipamento sofisticado e caro para o âmbito escolar. Por isso, apresentamos uma configuração caseira para estimar o ângulo de contato a partir de materiais acessíveis (caixa de sucos ou leite), seguindo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Além disso, será destacada a diferença entre os conceitos de hidrofobicidade e hidrofilicidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.