"Mobilizando a Atenção com Aprendizagem Inventiva: Intervenção Pedagógica em Química por meio de Lapbooks e Narrativas"

Autores

  • Luana Ritta Dalbon Torma Universidade Federal do pampa Unipampa
  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura
  • Marcia Von Fruhauf Firme

Palavras-chave:

Ensino de química, narrativas, lapbook e experimentação.

Resumo

Esse trabalho integra uma pesquisa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa e apresenta seu produto educacional: uma proposta de intervenção pedagógica com base na aprendizagem inventiva no ensino de química para uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Bagé, Rio Grande do Sul. A atenção é considerada vital para a aprendizagem, e a proposta visa criar um ambiente de ensino que estimule a atenção dos alunos. A aprendizagem inventiva, baseada na teoria de Kastrup, é adotada como abordagem.  A intervenção se dá por meio da criação de lapbooks e narrativas em articulação aos experimentos, todos a serem produzidos e elaborados pelos alunos da turma da EJA . Os lapbooks são confeccionados em papel e possuem colagens e informações em linguagens variadas. As narrativas são usadas para compartilhar perspectivas, experiências pessoais e emoções, promovendo um envolvimento emocional e criativo. A abordagem visa estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos através da mobilização da atenção.

Downloads

Publicado

10-10-2023

Como Citar

Ritta Dalbon Torma, L., de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & Von Fruhauf Firme, M. (2023). "Mobilizando a Atenção com Aprendizagem Inventiva: Intervenção Pedagógica em Química por meio de Lapbooks e Narrativas". Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/244

Edição

Seção

Trabalhos Completos