"Mobilizando a Atenção com Aprendizagem Inventiva: Intervenção Pedagógica em Química por meio de Lapbooks e Narrativas"
Palavras-chave:
Ensino de química, narrativas, lapbook e experimentação.Resumo
Esse trabalho integra uma pesquisa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa e apresenta seu produto educacional: uma proposta de intervenção pedagógica com base na aprendizagem inventiva no ensino de química para uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Bagé, Rio Grande do Sul. A atenção é considerada vital para a aprendizagem, e a proposta visa criar um ambiente de ensino que estimule a atenção dos alunos. A aprendizagem inventiva, baseada na teoria de Kastrup, é adotada como abordagem. A intervenção se dá por meio da criação de lapbooks e narrativas em articulação aos experimentos, todos a serem produzidos e elaborados pelos alunos da turma da EJA . Os lapbooks são confeccionados em papel e possuem colagens e informações em linguagens variadas. As narrativas são usadas para compartilhar perspectivas, experiências pessoais e emoções, promovendo um envolvimento emocional e criativo. A abordagem visa estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos através da mobilização da atenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.