O consumismo e a produção de lixo eletrônico como temas geradores para oficinas de educação ambiental em perspectiva crítica

Autores

  • Wesley Diogo de Assis Instituto Federal de Santa Catarina
  • Anderson Henrique Kautzmann Instituto Federal de Santa Catarina
  • Priscilla Barreto Cardoso Instituto Federal de Santa Catarina
  • Laura Alessandra Prado Milani Instituto Federal de Santa Catarina
  • Carmine Inês Acker Instituto Federal de Santa Catarina
  • Victor Augusto Bianchetti Rodrigues Instituto Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Lixo Eletrônico, Educação Científica e Tecnológica

Resumo

Esta proposta de minicurso tem perspectiva interdisciplinar e parte de pressupostos da Educação Ambiental Crítica (LOUREIRO, 2014), bem como algumas ideias da pedagogia libertadora de Freire (2011). A partir desses referenciais e mobilizando conceitos de Química, Física, Biologia, Sociologia, dentre outras áreas de conhecimento, pretendemos denunciar as contradições presentes na temática do Lixo Eletrônico, que estão profundamente enraizadas à dinâmica de produção e de consumo da sociedade moderna. Para além do recorte de classe da sociedade capitalista, buscamos evidenciar as situações limites envolvendo as relações étnico-raciais, sobretudo no que tange o descarte de equipamentos eletrônicos oriundos de países capitalistas centrais em territórios de países africanos, com destaque para Gana (SANTOS, 2021).

Nesse sentido, considerando os impactos socioambientais do descarte incorreto de equipamentos que contêm Placas de Circuito Eletrônico (PCE), propomos a reciclagem dos metais presentes nesses equipamentos a partir do processo de hidrometalurgia. Nesse sentido, este minicurso se desenvolverá em 4 etapas, quais sejam: (i) problematização socioambiental acerca da temática do descarte de lixo eletrônico; (ii) panoramas da produção de lixo eletrônico no mundo e no Brasil; (iii) prós e contras dos diferentes processos de reciclagem das PCEs; e (iv) atividade prática de identificação de metais presentes em PCEs.

Em relação à atividade prática desta oficina, os participantes farão experimentos de identificação de metais em placas de circuitos eletrônicos por meio de testes qualitativos. Para isso, serão utilizados os principais reagentes para análise de cátions metálicos em soluções de lixiviação ácida de PCEs, além de processos voltamétricos para identificação de potenciais de redução com o objetivo de aplicar métodos de eletrorrecuperação. Apesar da mobilização de conhecimentos técnicos, não há pré-requisito para participação do minicurso, já que os conceitos científicos serão cuidadosamente abordados pelos proponentes da atividade.

Downloads

Publicado

04-09-2022

Como Citar

Diogo de Assis, W., Kautzmann, A. H. ., Barreto Cardoso, P., Prado Milani, L. A., Acker, C. I., & Bianchetti Rodrigues, V. A. (2022). O consumismo e a produção de lixo eletrônico como temas geradores para oficinas de educação ambiental em perspectiva crítica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/23

Edição

Seção

Mini-Cursos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)