Os Desafios da Educação Especial no Ensino de Química

relato de intervenção envolvendo estudantes com Altas Habilidades e Superdotação

Autores

  • Anderson Henrique Kautzmann IFSC
  • Claudia Leites Luchese IFSC
  • Giselia Antunes Pereira IFSC

Palavras-chave:

Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação, Prática como Componente Curricular, Química do Refrigerante, Química Nuclear

Resumo

O presente trabalho relata uma vivência coletiva de uma atividade prática como componente curricular (PCC), desenvolvida por acadêmicos e docentes do curso de Licenciatura em Química, do IFSC-Câmpus Criciúma em parceria com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação de Criciúma, vinculado à Fundação Catarinense de Educação Especial. Durante a vivência da PCC, foram aplicadas diferentes abordagens de ensino de química relacionadas com as temáticas: “Química Nuclear” e “Química do Refrigerante”. A construção do projeto iniciou com uma visita ao núcleo, onde foi possível conhecer os principais anseios dos estudantes, vislumbrando potenciais assuntos e temáticas de interesse. Os conteúdos foram desenvolvidos por meio da elaboração de sequências didáticas, sendo realizados encontros presenciais, que envolveram a criação dos materiais didáticos, a montagem de roteiros experimentais, a produção de atividades e, por fim, a avaliação reflexiva dos desafios da docência em Química no âmbito da educação especial.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

Kautzmann, A. H., Luchese, C. L. ., & Pereira, G. A. . (2023). Os Desafios da Educação Especial no Ensino de Química : relato de intervenção envolvendo estudantes com Altas Habilidades e Superdotação. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/425

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)