Os Desafios da Educação Especial no Ensino de Química
relato de intervenção envolvendo estudantes com Altas Habilidades e Superdotação
Palavras-chave:
Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação, Prática como Componente Curricular, Química do Refrigerante, Química NuclearResumo
O presente trabalho relata uma vivência coletiva de uma atividade prática como componente curricular (PCC), desenvolvida por acadêmicos e docentes do curso de Licenciatura em Química, do IFSC-Câmpus Criciúma em parceria com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação de Criciúma, vinculado à Fundação Catarinense de Educação Especial. Durante a vivência da PCC, foram aplicadas diferentes abordagens de ensino de química relacionadas com as temáticas: “Química Nuclear” e “Química do Refrigerante”. A construção do projeto iniciou com uma visita ao núcleo, onde foi possível conhecer os principais anseios dos estudantes, vislumbrando potenciais assuntos e temáticas de interesse. Os conteúdos foram desenvolvidos por meio da elaboração de sequências didáticas, sendo realizados encontros presenciais, que envolveram a criação dos materiais didáticos, a montagem de roteiros experimentais, a produção de atividades e, por fim, a avaliação reflexiva dos desafios da docência em Química no âmbito da educação especial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.