Os ciclos biogeoquímicos e o tema “Resíduos Sólidos”

relato de uma atividade de simulação da ONU no contexto da Residência Pedagógica e do movimento estudantil

Autores

  • Wesley Diogo de Assis Instituto Federal de Santa Catarina - Criciúma
  • Luci Mari Sehn
  • Victor Augusto Bianchetti Rodrigues
  • Adenilde Souza dos Passos
  • Erica Mastella Benincá

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Movimento Estudantil, RESIDENCIA PEDAGÓGICA

Resumo

A realização das aulas e atividades ocorreu no contexto da RP, assim, foi oportunizado aos bolsistas trabalharem com as disciplinas de Química Ambiental e Biologia do Curso Técnico em Química da turma do segundo ano do ensino médio do IFSC  Campus Criciúma. O conteúdo ministrado foi o “ciclos biogeoquímicos” por meioda temática dos “resíduos sólidos”, desta maneira, além de apresentar o conteúdo aos estudantes, foi realizado uma simulação da ONU  com o tema “Exportação e importação ilegal de resíduos sólidos: interferência humana na ciclagem biogeoquimica”, atividade que teve participação conjunta com o CALQ. Logo o objetivo deste trabalho é relatar as experiências vividas durante a simulação e analisar como essa atividade, no contexto da RP e do movimento estudantil, contribuiu para os estudantes visualizarem as diferentes relações entre os conhecimentos científicos, os problemas socioambientais e as questões geopolíticas.

Downloads

Publicado

12-10-2023

Como Citar

Diogo de Assis, W., Sehn, L. M., Bianchetti Rodrigues, V. A., Souza dos Passos, A. ., & Mastella Benincá, E. . (2023). Os ciclos biogeoquímicos e o tema “Resíduos Sólidos”: relato de uma atividade de simulação da ONU no contexto da Residência Pedagógica e do movimento estudantil. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/368

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)