A temática “Química do Cérebro e uso de dispositivos móveis” no ensino de química

um relato de experiência a partir do programa Residência Pedagógica

Autores

  • Kellen Burigo Dias IFSC-Criciúma
  • Victor Augusto Bianchetti Rodrigues IFSC
  • Carmine Inês Acker IFSC

Palavras-chave:

Questões Sociocientíficas, Alfabetização Científica, Ensino de Química

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência realizado no âmbito do Programa de Residência Pedagógica promovido pela Capes, o qual foi desenvolvido durante o primeiro  semestre de 2023, atrelado ao Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Química do IFSC - Câmpus Criciúma. Nesse contexto, foi desenvolvida uma intervenção com uma turma de terceiro ano do ensino médio da rede federal de ensino com o objetivo de investigar as contribuições vinculadas a uma sequência didática fundamentada na questão sociocientífica atrelada à “Química do Cérebro e o uso de dispositivos móveis”. Para realizar-se tal objetivo preconizado, o trabalho deteve-se  a uma abordagem de cunho qualitativo por meio de um  um estudo de caso para avaliar o processo de ensino - aprendizagem dos discentes envolvidos. Este processo de ensino-aprendizagem se tornou importante aos envolvidos, uma vez que as aulas foram proveitosas contribuindo para a alfabetização científica.

Downloads

Publicado

14-10-2023

Como Citar

Burigo Dias, K., Rodrigues, V. A. B. ., & Acker, C. I. (2023). A temática “Química do Cérebro e uso de dispositivos móveis” no ensino de química: um relato de experiência a partir do programa Residência Pedagógica . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/293

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)