Olimpíadas do Conhecimento: despertando o interesse pelas ciências

Autores

  • Júlia Zanotta Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Luiza Hammes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Rio Grande
  • Patrícia Anselmo Zanotta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Rio Grande
  • Clarissa Macedo Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Rio Grande

Palavras-chave:

divulgação científica, OBQ, ONC

Resumo

As olimpíadas científicas, como a OBQ e a ONC constituem-se formas de despertar o interesse pelas ciências, incentivar a curiosidade e desafiar os estudantes a buscarem saberes para além das aulas tradicionais (ROCHA, 2016). Apresenta-se neste trabalho resultados parciais de um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre o Campus Rio Grande do IFRS e duas escolas estaduais de ensino fundamental do município de Rio Grande. Tem-se por objetivos aumentar a participação dos alunos das três instituições nas diversas olimpíadas do conhecimento, de acordo com seus interesses pessoais.

Biografia do Autor

Júlia Zanotta Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Tem interesse em Automação, Robótica e Música. Cursa Automação Industrial no IFRS - Campus Rio Grande (2022 -) e Violino na Escola de Belas Artes "Heitor de Lemos" (2019 -). Atualmente é voluntária no projeto de extensão "Olimpíadas Científicas", vinculado ao IFRS - Campus Rio Grande.

Luiza Hammes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Rio Grande

Minha carreira está no início, mas estou em busca de uma oportunidade para demonstrar meu
talento e minhas habilidades. Acredito que possa compensar a falta de experiência com
dedicação e empenho.

Patrícia Anselmo Zanotta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Rio Grande

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (1996), graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2007), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2018). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, unidade de aprendizagem, química, contextualização.

Clarissa Macedo Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Rio Grande

Possui ensino fundamental (primeiro grau) pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Wanda Rocha (2019).

Downloads

Publicado

02-10-2022

Como Citar

Zanotta Rocha, J., Hammes, L., Anselmo Zanotta, P., & Macedo Borges, C. (2022). Olimpíadas do Conhecimento: despertando o interesse pelas ciências. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/151

Edição

Seção

Resumos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.