Estudos de Caso no Ensino de Química e na Educação Ambiental: Possibilidades para o Ensino Superior

Autores

  • Daniel Ribeiro UFRGS
  • Carla Sirtori
  • Camila Greff Passos

Palavras-chave:

Estudos de Caso, Educação Ambiental, Ensino Superior de Química

Resumo

O objetivo desta investigação é analisar as possibilidades do método de Estudos de Caso (EC) no Ensino Superior de Química e na Educação Ambiental, para trabalhar conteúdos e contextos relacionados com conceitos de Química e Educação Ambiental. Foram analisados, qualitativamente, os EC produzidos pelos estudantes na disciplina Sustentabilidade e Educação Ambiental oferecida no Programa de Pós-Graduação em Química da UFRGS. Verificamos uma multiplicidade de conteúdos e contextos relacionados com o Ensino de Química e temáticas ambientais que poderão ser trabalhados por intermédio dos EC no Ensino Superior. Sobre as disciplinas que os EC poderão ser aplicados, as relacionadas com Química Analítica Instrumental e Introdução à Química Ambiental foram as disciplinas que mais se destacaram. A partir dos EC criados e apresentados pelos estudantes, eles puderam vivenciar, discutir questões, conceitos essenciais de temáticas relacionadas às problemáticas socioambientais.

Downloads

Publicado

24-09-2022

Como Citar

Ribeiro, D., Sirtori, C., & Greff Passos, C. (2022). Estudos de Caso no Ensino de Química e na Educação Ambiental: Possibilidades para o Ensino Superior. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/105

Edição

Seção

Trabalhos Completos