Estudo de Caso como modo de ensinar Educação Ambiental

uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado

Autores

  • Márcia Santos da Silva UFFS
  • Camila Carolina Colpo
  • Rosangela Inês Matos Uhmann
  • Judite Scherer Wenzel

Palavras-chave:

Texto de Divulgação Científica, Ensino de Ciências, Formação de Professores

Resumo

 O trabalho contempla uma escrita reflexiva acerca de uma prática vivenciada no estágio curricular: Química no ensino médio. Tal prática ocorreu em uma turma do 3° ano do ensino médio no itinerário formativo: ciclo de vida dos materiais. Para abordar a Educação Ambiental (EA) utilizamos um estudo de caso (EC), e como material de apoio disponibilizamos aos alunos Textos de Divulgação Científica (TDC). A partir da análise das escritas apresentadas para os EC, destacamos que foi possível promover uma sensibilização nos alunos sobre o uso excessivo de plásticos e o descarte incorreto. Por fim, ressaltamos a importância dos estágios na formação inicial de professores, visto que trata-se de uma experiência desafiadora, que marca a constituição da identidade docente, possibilitando colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, conhecer o cotidiano da escola e perceber a importância do planejamento e preparação do professor ao entrar em sala de aula.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Santos da Silva, M., Carolina Colpo, C., Inês Matos Uhmann , R., & Scherer Wenzel, J. . (2024). Estudo de Caso como modo de ensinar Educação Ambiental: uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/509

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)