Explorando Textos de Divulgação Científica
estratégias de leitura e de mapeamento
Palavras-chave:
Linguagem Científica, Interação, Ensino de CiênciasResumo
A proposta do minicurso consiste em trabalhar aspectos de estratégias de leituras e de mapeamento de Textos de Divulgação Científica (TDC) a fim de qualificar a compreensão de leitura nas aulas de Ciências como modo de ensinar. Inicialmente utilizaremos diferentes gêneros textuais, com o intuito de apresentar o que é um TDC e quais as suas principais características. Partimos da compreensão de que para aprender os conceitos científicos é primordial o uso e a compreensão da linguagem da Ciência e, a leitura interativa de TDC tem se mostrado potencializadora neste processo. Dessa forma acreditamos que os TDC podem contribuir para a apropriação da linguagem científica pois apresentam os conceitos de forma contextualizada e com uma abordagem interdisciplinar. É importante que o professor tenha clareza acerca do texto e da sua finalidade pedagógica, e faça um planejamento de seu uso junto à sala de aula. Nessa direção, pensando no uso do TDC a partir de uma intencionalidade pedagógica do professor, que deve planejar e mediar as práticas de leitura interativa de TDC em contexto escolar, iremos trabalhar algumas estratégias de leitura e também o processo de Mapeamento de TDC, o qual tem a finalidade de auxiliar o professor no seu planejamento de aulas com o TDC. As estratégias de leitura apresentam como finalidade a prática de uma leitura interativa e o mapeamento contempla uma análise da forma e do conteúdo do texto. Tal atividade, pode compor especificidades do texto, bem como, abre prerrogativa para a elaboração de diferentes estratégias de leitura. No estudo acerca da linguagem e das características do TDC o objetivo consiste em qualificar a compreensão de tal gênero de discurso, comparando-o com o científico e pedagógico. Ainda, iremos apresentar algumas fontes de TDC. Já na segunda parte do minicurso dialogaremos sobre os modos de fazer uso do TDC em contexto escolar pela via do mapeamento de TDC. Em seguida, iremos indicar algumas estratégias de leituras interativas que podem qualificar o processo de leitura em sala de aula. Tais escolhas se justificam por estarmos trabalhando com um público de licenciandos e professores e, com isso, apostamos no uso do TDC como um recurso de Ensino desde que tenha um preparo intencional e (inter)mediado pelo professor. Assim, a intencionalidade é apresentar o TDC com atenção para as suas especificidades de linguagem e, indicar diferentes estratégias de leitura como modo de uso em contexto escolar mediante o mapeamento do TDC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.