Atenção para a linguagem e os níveis do conhecimento científico
uma proposta de Sequência Didática Interativa
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Interação, Formação inicial de professoresResumo
Essa proposta de SDI objetiva atentar professores em formação inicial de Química/Ciências para a importância de trabalhar com as especificidades da linguagem da Ciência em sala de aula, bem como, com a articulação dos níveis do conhecimento científico. A proposta constitui três encontros de quatro períodos cada, tendo como principal temática os níveis do conhecimento científico, a linguagem científica e a apropriação e significação conceitual. No decorrer da proposta é abordada a importância da interação, do diálogo, da problematização e do uso de diferentes instrumentos e estratégias de ensino que visam qualificar os processos de ensino e de aprendizagem. Compreende-se a essencialidade de explanar tais aspectos na formação inicial, pois só assim os(as) licenciados(as) poderão se atentar para a necessidade de trabalhar os níveis macroscópico e submicroscópico do conhecimento, mediados pela linguagem e suas representações, potencializando a formação de um pensamento científico e a construção do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.