Atenção para a linguagem e os níveis do conhecimento científico

uma proposta de Sequência Didática Interativa

Autores

  • Daniéli Vitória Goetz Pauli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Judite Scherer Wenzel

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Interação, Formação inicial de professores

Resumo

Essa proposta de SDI objetiva atentar professores em formação inicial de Química/Ciências para a importância de trabalhar com as especificidades da linguagem da Ciência em sala de aula, bem como, com a articulação dos níveis do conhecimento científico. A proposta constitui três encontros de quatro períodos cada, tendo como principal temática os níveis do conhecimento científico, a linguagem científica e a apropriação e significação conceitual. No decorrer da proposta é abordada a importância da interação, do diálogo, da problematização e do uso de diferentes instrumentos e estratégias de ensino que visam qualificar os processos de ensino e de aprendizagem. Compreende-se a essencialidade de explanar tais aspectos na formação inicial, pois só assim os(as) licenciados(as) poderão se atentar para a necessidade de trabalhar os níveis macroscópico e submicroscópico do conhecimento, mediados pela linguagem e suas representações, potencializando a formação de um pensamento científico e a construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Goetz Pauli, D. V., & Scherer Wenzel, J. (2024). Atenção para a linguagem e os níveis do conhecimento científico: uma proposta de Sequência Didática Interativa. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/596

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>