Receita de Bom Professor

Planejar, Estudar, Pesquisar e Recomeçar

Autores

  • Izabel Waszkiewicz UFFS Campus Cerro Largo
  • Judite Scherer Wenzel

Palavras-chave:

Educar pela Pesquisa, Diário de Formação, Reflexão

Resumo

Este relato apresenta reflexões acerca das atividades realizadas no Estágio Curricular Supervisionado: Pesquisa no Ensino de Ciências, do curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Federal do interior do Estado do Rio Grande do Sul (RS). As atividades foram orientadas pela via do Educar pela Pesquisa. As práticas desenvolvidas foram documentadas em um Diário de Formação (DF) por meio de escrita reflexiva, na qual a licencianda descreveu suas atividades e vivências durante o planejamento e as aulas. Os resultados foram construídos por meio da análise qualitativa dessas reflexões descritas no DF. O desenvolvimento da prática de ensino, acompanhado por escrita reflexiva, planejamento, leituras e diálogos coletivos, possibilitou um movimento de reflexão na, para e sobre a prática, qualificando a formação da licencianda como professora/pesquisadora.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Waszkiewicz, I., & Scherer Wenzel, J. (2024). Receita de Bom Professor: Planejar, Estudar, Pesquisar e Recomeçar. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–8. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/553

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)