A leitura interativa de Textos de Divulgação Científica com o uso de imagens

Autores

  • Luzilene Rito Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Daniéli Vitória Goetz Pauli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Márcia Santos da Silva
  • Dra. Judite Scherer Wenzel

Palavras-chave:

Afetividade, Cognição, Memórias.

Resumo

O trabalho visa investigar as potencialidades da estratégia de leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) por escolha de imagens para representar o texto, em um Grupo de Estudos e de Leitura Interativa. Para tanto, analisou-se o encontro do Grupo em que foi trabalhado o capítulo cinco do livro “Um químico na cozinha: a Ciência da gastronomia molecular”. O corpus de análise são as falas dos participantes do Grupo ao explicarem a imagem escolhida para o capítulo. Com o procedimento da Análise Textual Discursiva (ATD) emergiram três categorias intermediárias. Os resultados demonstram que essa estratégia de leitura desencadeou memórias, afetos e diálogos com o texto a partir das experiências dos participantes e da imagem escolhida. 

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Santos, L. R., Vitória Goetz Pauli, D. ., Santos da Silva, M. ., & Scherer Wenzel, J. (2024). A leitura interativa de Textos de Divulgação Científica com o uso de imagens. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–9. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/536

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)