Os currículos estaduais brasileiros e o conteúdo de química

Autores

  • Anike Arnaud Universidade de São Paulo
  • Profe. Dra. Carmen Fernandez Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

BNCC, referencial curricular

Resumo

A homologação da Base Nacional Comum Curricular impôs a reestruturação de uma série de políticas educacionais, dentre elas a (re)construção dos currículos estaduais brasileiros. Os documentos curriculares estaduais reformulados podem guardar semelhanças e diferenças entre si, principalmente com relação aos conteúdos científicos que estão sendo discutidos. Em virtude disso, realizou-se uma investigação dos conteúdos químicos presentes nos currículos estaduais, que será relatada neste trabalho. A investigação, que utiliza os pressupostos da Análise de Texto Qualitativa Temática, ressaltou os conceitos químicos que estavam presentes em todos os documentos, como o conteúdo de estrutura atômica, e aqueles que apareciam timidamente como pH, gases e isomeria. Por fim, discute-se sobre o processo de reformulação curricular e sua relação com a Base Nacional Comum Curricular e o controle do processo pelo Ministério da Educação.

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Publicado

01-10-2022

Como Citar

Arnaud, A., & Fernandez, C. (2022). Os currículos estaduais brasileiros e o conteúdo de química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/63

Edição

Seção

Trabalhos Completos