Os currículos estaduais brasileiros e o conteúdo de química
Palavras-chave:
BNCC, referencial curricularResumo
A homologação da Base Nacional Comum Curricular impôs a reestruturação de uma série de políticas educacionais, dentre elas a (re)construção dos currículos estaduais brasileiros. Os documentos curriculares estaduais reformulados podem guardar semelhanças e diferenças entre si, principalmente com relação aos conteúdos científicos que estão sendo discutidos. Em virtude disso, realizou-se uma investigação dos conteúdos químicos presentes nos currículos estaduais, que será relatada neste trabalho. A investigação, que utiliza os pressupostos da Análise de Texto Qualitativa Temática, ressaltou os conceitos químicos que estavam presentes em todos os documentos, como o conteúdo de estrutura atômica, e aqueles que apareciam timidamente como pH, gases e isomeria. Por fim, discute-se sobre o processo de reformulação curricular e sua relação com a Base Nacional Comum Curricular e o controle do processo pelo Ministério da Educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.