Ensino de carboidratos: percepção dos estudantes frente às atividades colaborativas envolvendo o uso de modelos moleculares
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Modelos Moleculares, Atividade colaborativaResumo
A Química pode ser considerada uma Ciência predominantemente visual e devido a sua natureza abstrata é considerada pela maioria dos estudantes como uma disciplina de difícil compreensão. O ensino de Química no nível superior costuma ser pautado pelo método tradicional, o qual não prioriza o processo de construção do conhecimento por parte do aluno. Este trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes frente a uma sequência de três aulas, com atividades colaborativas utilizando modelos moleculares no estudo de carboidratos em uma disciplina de Química Orgânica da UFRGS. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, no qual a coleta de dados descritivos foi realizada mediante aplicação de questionários e contou com a participação de 26 estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. É possível notar o aumento na motivação, interesse e concentração dos estudantes, além disso, 96% dos estudantes apontam ter compreendido melhor conceitos químicos abordados após a intervenção didática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.