Ensino de carboidratos: percepção dos estudantes frente às atividades colaborativas envolvendo o uso de modelos moleculares

Autores

  • Micaela Jardim e Silva UFRGS
  • Mariana Cecílio UFRGS
  • Maurícius Selvero Pazinato UFRGS

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Modelos Moleculares, Atividade colaborativa

Resumo

 A Química pode ser considerada uma Ciência predominantemente visual e devido a sua natureza abstrata é considerada pela maioria dos estudantes como uma disciplina de difícil compreensão. O ensino de Química no nível superior costuma ser pautado pelo método tradicional, o qual não prioriza o processo de construção do conhecimento por parte do aluno. Este trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes frente a uma sequência de três aulas, com atividades colaborativas utilizando modelos moleculares no estudo de carboidratos em uma disciplina de Química Orgânica da UFRGS. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, no qual a coleta de dados descritivos foi realizada mediante aplicação de questionários e contou com a participação de 26 estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. É possível notar o aumento na motivação, interesse e concentração dos estudantes, além disso, 96% dos estudantes apontam ter compreendido melhor conceitos químicos abordados após a intervenção didática.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

Jardim e Silva, M., S. Cecílio, M. ., & Selvero Pazinato, M. . (2023). Ensino de carboidratos: percepção dos estudantes frente às atividades colaborativas envolvendo o uso de modelos moleculares. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/431

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2