O ensino da Química Orgânica: uma revisão acerca da temática de plásticos no contexto da Educação Básica

Autores

  • Bruna Gabriele Eichholz Vieira Universidade Federal de Pelotas
  • Alessandro Cury Soares Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno dos Santos Pastoriza Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Ensino de química, Polímeros, Temas Químicos e Sociais

Resumo

A presente pesquisa consiste em um recorte de um trabalho avaliativo de uma disciplina de um programa de pós-graduação que buscou contemplar discussões no campo da Química acerca de temas atuais e relevantes na área da Química. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre a temática de polímeros, em específico, sobre o ensino de plásticos no contexto da Educação básica no ínterim de dez anos (entre 2012 e 2022). A partir do estudo, evidenciamos diversas discussões sobre tal temática, permitindo um olhar diversificado sobre diferentes aprofundamentos e discussões que se concentram em discussões no campo da Química Orgânica. Nesse contexto, dentre os direcionamentos que foram localizados nas pesquisas, podemos destacar atividades voltadas à sustentabilidade, meio ambiente e ao papel social do cidadão frente às problemáticas ambientais. Sendo assim, a pesquisa teve como finalidade despertar o olhar para novas pesquisas e abordagens em sala de aula sobre conteúdos de Química Orgânica, partindo da perspectiva da temática de plásticos.

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

Eichholz Vieira, B. G., Cury Soares, A. ., & dos Santos Pastoriza, B. . (2023). O ensino da Química Orgânica: uma revisão acerca da temática de plásticos no contexto da Educação Básica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/399

Edição

Seção

Trabalhos Completos