Do Virtual ao Real: Estratégias Práticas de Ensino de Química com Ferramentas Digitais

Autores

  • Alexandro Lima Gomes Instituto Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

ensino de Química, ferramentas digitais, TICs

Resumo

Diante da evolução do ambiente educacional frente às novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), este minicurso oferece possibilidades para a incorporação de ferramentas digitais no ensino de Química. As ferramentas apresentadas abrangem aplicativos para dispositivos móveis, simuladores e plataformas para produção de materiais didáticos, com uso consciente e integrado com os espaços educativos mais formais (Morán, 2019) . De modo didático, o minicurso se propõe a explorar as ferramentas, examinando sua aplicabilidade no esclarecimento de conceitos químicos e na promoção da participação dos estudantes. Além disso, o minicurso abordará metodologias para criar um ambiente propício ao aprendizado colaborativo, onde os educadores podem compartilhar práticas eficazes. Ao final do minicurso, os participantes estarão equipados com as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do ensino de química no século XXI, capacitados a transformar suas salas de aula em espaços inovadores e estimulantes de aprendizagem. Junte-se a nós para uma jornada de descoberta e aprimoramento, enquanto navegamos pelas infinitas possibilidades que as ferramentas digitais oferecem para o ensino de Química.

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Lima Gomes, A. (2024). Do Virtual ao Real: Estratégias Práticas de Ensino de Química com Ferramentas Digitais. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/334

Edição

Seção

Mini-Cursos