O Ensino de Química Orgânica: uma revisão sistemática da literatura no EDEQ e ENEQ sobre o uso de TDICs.

Autores

  • Vinícius Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dra. Daniele T. Raupp Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, revisão sistemática de literatura, funções orgânicas

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão de literatura de trabalhos publicados nos anais dos eventos EDEQ entre 2015 e 2019 e ENEQ entre 2014 e 2020, com o intuito responder a questão de investigação: como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação vêm sendo empregadas para o ensino de química orgânica? A metodologia foi a revisão sistemática de literatura. Estabeleceu-se primeiramente estratégias de busca, bem como os critérios de inclusão e exclusão. Os sete trabalhos selecionados foram analisados utilizando os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Após análise, conclui-se que existe um esforço por parte dos docentes em utilizar TDICs junto a metodologias ativas no ensino de química orgânica, com uma maior frequência de utilização da aprendizagem colaborativa como WebQuest, Flexquest e sala de aula invertida, aliadas ao uso  ferramentas digitais da Web 2.0, softwares de visualização de moléculas em 3D e montagem de HQs e produção de vídeos.

Downloads

Publicado

26-09-2022

Como Citar

Souza, V., & Raupp, D. (2022). O Ensino de Química Orgânica: uma revisão sistemática da literatura no EDEQ e ENEQ sobre o uso de TDICs. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/45

Edição

Seção

Trabalhos Completos