Aprendizagem Significativa no Ensino Remoto de Química: Relato de estratégias de Diferenciação Progressiva, Reconciliação Integrativa e Avaliação Formativa em UEPS
Palavras-chave:
Avaliação Processual, Ensino de Estereoisomeria, Aprendizagem ProposicionalResumo
O conceito de aprendizagem significativa é amplamente utilizado nos discursos sobre educação, sendo um conceito subjacente às teorias construtivistas. Algumas proposições teóricas clássicas como as desenvolvidas por Ausubel nem sempre são pormenorizadas e adotadas, mesmo em produções de caráter acadêmico. O cognitivismo aplicado à sala de aula pode contribuir para uma aprendizagem mais duradoura e aplicável à diferentes situações e problemas, visando a aprendizagem proposicional ao detalhar os processos de estruturação do conhecimento, como a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa, e ao entender a avaliação processualmente, buscando fazeres pautados na avaliação formativa, que explorem diferentes situações, recursos e habilidades. A avaliação é concomitante à negociação de significados, exigindo um ambiente favorável à argumentação. As novas metodologias devem ter objetivos e intencionalidades explícitos, bem como ser desenvolvidos progressivamente devido à necessidade de adaptação. Relatamos a aplicação UEPS no contexto do Ensino Remoto Emergencial, sobre estereoisômeros, a partir dos processos detalhados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.