Aprendizagem Significativa no Ensino Remoto de Química: Relato de estratégias de Diferenciação Progressiva, Reconciliação Integrativa e Avaliação Formativa em UEPS

Autores

  • Lara Colvero Rockenbach UFRGS
  • Daniele Raupp UFRGS

Palavras-chave:

Avaliação Processual, Ensino de Estereoisomeria, Aprendizagem Proposicional

Resumo

O conceito de aprendizagem significativa é amplamente utilizado nos discursos sobre educação, sendo um conceito subjacente às teorias construtivistas. Algumas proposições teóricas clássicas como as desenvolvidas por Ausubel nem sempre são pormenorizadas e adotadas, mesmo em produções de caráter acadêmico. O cognitivismo aplicado à sala de aula pode contribuir para uma aprendizagem mais duradoura e aplicável à diferentes situações e problemas, visando a aprendizagem proposicional ao detalhar os processos de estruturação do conhecimento, como a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa, e ao entender a avaliação processualmente, buscando fazeres pautados na avaliação formativa, que explorem diferentes situações, recursos e habilidades. A avaliação é concomitante à negociação de significados, exigindo um ambiente favorável à argumentação. As novas metodologias devem ter objetivos e intencionalidades explícitos, bem como ser desenvolvidos progressivamente devido à necessidade de adaptação. Relatamos a aplicação UEPS  no contexto do Ensino Remoto Emergencial, sobre estereoisômeros, a partir dos processos detalhados.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

Colvero Rockenbach, L., & Raupp, D. . (2023). Aprendizagem Significativa no Ensino Remoto de Química: Relato de estratégias de Diferenciação Progressiva, Reconciliação Integrativa e Avaliação Formativa em UEPS. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/437

Edição

Seção

Trabalhos Completos