Aplicação do modelo de rotação por estações como proposta de abordagem da temática Tabela Periódica no Ensino Médio
Palavras-chave:
metodologia ativa, rotação por estações, tabela periódicaResumo
O avanço tecnológico está impulsionando transformações sociais aceleradas, com tecnologias digitais, conectividade global e inteligência artificial moldando a vida cotidiana. Isso afeta comunicação, informação, trabalho e relacionamentos, redefinindo paradigmas e superando barreiras físicas. No contexto educacional, a tecnologia desempenhou um papel crucial durante a pandemia, permitindo a continuidade do ensino. Professores enfrentam um novo papel como orientadores, estimulando o pensamento crítico diante da abundante informação. As práticas pedagógicas tradicionais precisam evoluir para se adequar à fluidez da sociedade atual. As Metodologias Ativas, enraizadas no pensamento colaborativo e reflexivo, capacitam os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem. A abordagem da "Rotação por Estações" é um exemplo, envolvendo o aluno em estações de trabalho com objetivos específicos, permitindo flexibilidade, aprendizado off e online e desenvolvimento do pensamento crítico. Este relato de experiência explora a aplicação dessa metodologia ao abordar a temática Tabela Periódica em uma escola pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.