A compreensão de conceitos de quimica quântica no ensino superior
Palavras-chave:
química quântica, estrutura eletrônicaResumo
Neste trabalho, as concepções de estudantes universitários de cursos de química foram investigadas por meio de questionários compostos por questões representacionais e conceituais de química quântica, identificando obstáculos de aprendizagem e monitorando o desenvolvimento do aluno. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um no início e outro no final do semestre. Não foi possível notar uma melhoria. Os estudantes tiveram melhor desempenho com questões representacionais em ambos os questionários. As médias de acertos para os Q1 e Q2 foram 45,0 e 23,3%, respectivamente. Alguns obstáculos apresentados pelos alunos foram: diferenciar conceitos quânticos e clássicos; definição de orbital; dualidade partícula-onda e função de onda; princípio da incerteza de Heisenberg; compreensão do diagrama de energia; e associar um modelo mental do átomo com características macroscópicas. Os resultados sugerem um processo de aprendizagem mecânica de conceitos relacionados à química quântica, opostos à aprendizagem significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.