A compreensão de conceitos de quimica quântica no ensino superior

Autores

  • Silas Goulart da Cunha UFRGS
  • Diego de Vargas Dias
  • Lívia Streit UFRGS

Palavras-chave:

química quântica, estrutura eletrônica

Resumo

Neste trabalho, as concepções de estudantes universitários de cursos de química foram investigadas por meio de questionários compostos por questões representacionais e conceituais de química quântica, identificando obstáculos de aprendizagem e monitorando o desenvolvimento do aluno. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um no início e outro no final do semestre. Não foi possível notar uma melhoria. Os estudantes tiveram melhor desempenho com questões representacionais em ambos os questionários. As médias de acertos para os Q1 e Q2 foram 45,0 e 23,3%, respectivamente. Alguns obstáculos apresentados pelos alunos foram: diferenciar conceitos quânticos e clássicos; definição de orbital; dualidade partícula-onda e função de onda; princípio da incerteza de Heisenberg; compreensão do diagrama de energia; e associar um modelo mental do átomo com características macroscópicas. Os resultados sugerem um processo de aprendizagem mecânica de conceitos relacionados à química quântica, opostos à aprendizagem significativa.

Downloads

Publicado

27-09-2022

Como Citar

Goulart da Cunha, S., Dias, D., & Streit, L. (2022). A compreensão de conceitos de quimica quântica no ensino superior. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/97

Edição

Seção

Trabalhos Completos