Desinformação, negacionismo e COVID-19:

as disputas pela verdade

Autores

Palavras-chave:

COVID-19, NEGACIONISMO, VERDADE

Resumo

 

Introdução

O estudo a respeito das fake news na área da saúde e das ciências da natureza, desde que a OMS declarou a existência de uma infodemia, torna-se fundamental para que se discuta o impacto desse tipo de conteúdo na constituição dos conhecimentos e saberes científicos. O objetivo desse estudo, especificamente, se dá na identificação, na plataforma de mídia social Twitter, da relação entre informações falsas/desinformações e negacionismo, e como essas se vinculam às estratégias de interdição de discursos científicos de divulgadores de ciência, tendo como temática o kit covid. Portanto, a análise que se propõe, neste trabalho, é um debate acerca do conceito de verdade (FOUCAULT, 2002; HARAWAY, 1995). Para realizar essa análise, é importante que se compreenda que as fake news são ferramentas utilizadas para tendenciar a opinião pública com o intuito de interferir na estrutura de poder que vigora (FARKAS, J; SHOU, J., 2018).

Metodologia

Como marco metodológico, optou-se por realizar uma pesquisa de caráter qualitativo documental (FOUCAULT, 2002). Para coleta de dados, utilizou-se a própria ferramenta de busca avançada da plataforma Twitter em perfis das três principais contas de divulgação científica brasileira no Twitter durante a pandemia de COVID-19 (MEIRELLES, 2020). Os critérios (HERRING, 2004) selecionados para essa coleta foram: temática (COVID-19 e kit covid) e período (maio a julho de 2020). É importante ressaltar que a intenção do estudo é que se analise falas emblemáticas sobre a temática selecionada.

Resultados

              Foram analisados um tweet de cada uma das três principais vozes da divulgação científica brasileira na temática coronavírus no Twitter e uma resposta com caráter negacionista à cada uma dessas falas, totalizando seis tweets. Pode-se identificar uma disputa pela verdade científica através da vontade de verdade (FOUCAULT, 2001), partindo da perspectiva de lugares de poder antagônicos: os cientistas, com o lugar do especialista, e os não cientistas localizados nesse trabalho, que reproduzem falas de instituições brasileiras sobre o kit covid. Os cientistas pautaram a verdade científica utilizando-se de material bibliográfico reconhecido pela academia, enquanto as falas de caráter negacionista utilizaram-se, por exemplo, de ferramentas de desinformação com referências de artigos científicos comprovadamente falsificáveis. Portanto, foi possível averiguar que as verdades são parcializadas (HARAWAY, 1995) e dependem tanto do momento em que se vive quanto da vontade de verdade de quem ocupa lugares de poder na sociedade (FOUCAULT, 2001).

Conclusões

Nesse estudo, foi possível visualizar a ideia de que as verdades são parcializadas, pois existem dependendo da vontade de verdade de quem ocupa lugares de poder. Ainda, pode-se verificar que as fake news autorizam o discurso negacionista, fazendo-o ser mais aceito e mais disseminado na sociedade.   

Referências

FARKAS, J; SCHOU, J. Fake News as a Floating Signifier: Hegemony, Antagonism and the Politics of Falsehood. Javnost - The Public, v. 25, n. 3, p. 298-314, 2018.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Petrópolis: Vozes, Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 2002. 260p.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France,1971. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001. 79 p.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, n. 5, p. 7-41, 1995.

HERRING, Susan C. Computer-mediated discourse analysis. Designing for virtual communities in the service of learning, p. 338-376, 2004.

MEIRELLES, P. Principais vozes da ciência no Twitter: Mapeando a conversa de cientistas e especialistas sobre a COVID-19. Relatório. IBPAD: Brasília, 2020.

Biografia do Autor

Rochele Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutora em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, Doutora e Mestre em Educação em Ciências na UFRGS, onde desenvolve pesquisas em educação, particularmente evidenciando as temáticas da Constituição dos Sujeitos no Currículo, Práticas Docentes e na Legitimação dos Saberes, numa perspectiva filosófica e epistemológica. Atualmente é Coordenadora no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências(PPGECI) da UFRGS.. Coordenadora a Área de Educação em Química e do Núcleo de Estudos sobre Currículo e Subjetividades - NECS (UFRGS), vinculadas ao Diretórios de Grupos do CNPq, atua como Coordenadora Institucional do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFRGS) composto por 4 laboratórios: Casa de Ofícios, Conscienciarte, Colégio de Aplicação e Itinerante. Atualmente é a Representante da Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências ABRAPEC.

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Publicado

26-09-2022

Como Citar

Tauffner de Souza, B., & de Quadros Loguercio, R. (2022). Desinformação, negacionismo e COVID-19:: as disputas pela verdade. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/80

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