Estudos de Caso no Ensino de Química e na Educação Ambiental: questões científicas e sociocientíficas

Autores

  • Juliana Lisiane Vestfahl UFRGS
  • Guilherme Lopes Dorneles
  • Carla Sirtori
  • Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro
  • Camila Greff Passos

Palavras-chave:

Questões Sociocientíficas, Estudos de Caso

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever as possibilidades do método de Estudos de Caso (EC) no Ensino Superior de Química e na Educação Ambiental, para trabalhar questões científicas e sociocientíficas relacionadas com conceitos de Química e Educação Ambiental. Foram analisados, qualitativamente, os EC produzidos pelos estudantes na disciplina Sustentabilidade e Educação Ambiental oferecida no programa de pós-graduação em Química da UFRGS. Verificamos uma multiplicidade de questões científicas e sociocientíficas relacionadas com o Ensino de Química e temáticas ambientais que poderão ser trabalhadas por intermédio dos EC no Ensino Superior. A partir dos EC criados e apresentados pelos estudantes, eles puderam vivenciar, discutir questões, conceitos essenciais de temáticas relacionadas às problemáticas socioambientais.

Downloads

Publicado

11-10-2023

Como Citar

Vestfahl, J. L., Lopes Dorneles, G. ., Sirtori, C. ., das Chagas de Azevedo Ribeiro, D. ., & Greff Passos, C. . (2023). Estudos de Caso no Ensino de Química e na Educação Ambiental: questões científicas e sociocientíficas . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/350

Edição

Seção

Trabalhos Completos