O Role Playing Game como ferramenta pedagógica para o ensino da Química na visão de mestres e jogadores.

Autores

  • Pedro Soares Vasconcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maurícius Selvero Pazinato UFRGS

Palavras-chave:

Role Playing Game, RPG, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que busca investigar a aplicabilidade do Role Playing Game (RPG) como ferramenta pedagógica para o ensino de Química e tem o objetivo de avaliar esse instrumento a partir da visão de mestres e jogadores de RPG. Para isso, discute-se, por meio da aplicação de um questionário virtual, os elementos que devem compor o Sistema de Regras do jogo a ser aplicado em sala de aula, bem como a maneira com que uma aventura com fins pedagógicos deve ser conduzida. Os resultados obtidos indicam, sobretudo, que a aplicação do RPG em sala de aula deve prezar pelo equilíbrio lúdico-pedagógico, criando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades, como o raciocínio lógico e a oralidade, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade dos estudantes e permite a discussão dos conhecimentos relacionados ao conteúdo que se pretende estudar.

Downloads

Publicado

11-10-2023

Como Citar

Soares Vasconcellos, P., & Selvero Pazinato, M. (2023). O Role Playing Game como ferramenta pedagógica para o ensino da Química na visão de mestres e jogadores. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/341

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2