Como incentivar o desenvolvimento de Soft Skills por estudantes do Ensino Médio?
Palavras-chave:
Soft Skills, Ensino de QuímicaResumo
As Soft Skills são habilidades interpessoais e socioemocionais que englobam a capacidade de trabalhar em equipe, ter empatia, comunicar-se de forma clara, gerenciamento de tempo, criatividade, resiliência etc., sendo imprescindíveis para a interação dos sujeitos com o mundo que o cerca. Isso ganha ainda mais destaque considerando que vivemos em um mundo que está em constante transformação, onde novas informações surgem a todo instante. Essas características relacionam-se com a educação brasileira, no sentido de que a BNCC traz como proposta a formação integral dos discentes, para além da compreensão dos conhecimentos acumulados historicamente. No entanto, nem todos pensam que essas habilidades podem ser aprendidas. Então, como podemos contribuir, através da nossa prática pedagógica, para que os alunos desenvolvam Soft Skills também nas aulas de Química? A presente proposta visa abordar essa questão e apresentar algumas possibilidades, funcionando como ponto de partida para reflexões futuras. Ou seja, tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento das Soft Skills por estudantes de graduação, mas também lhes oferecer ferramentas que podem ser utilizadas, posteriormente, para trabalhar tais habilidades com alunos do Ensino Médio no componente curricular de Química. E ainda, as ferramentas aqui trabalhadas também poderão ser modificadas de forma a atender outras situações além da Química. Esse minicurso surge como uma forma de disseminar os conhecimentos construídos ao longo do programa Lapassion em Rede com metodologia Brampssol. Essa é uma metodologia baseada na criação de soluções inovadoras para problemas reais, de maneira interdisciplinar, enquanto contribui para o desenvolvimento de Soft Skills por estudantes dos Institutos Federais. Nesse sentido, o minicurso contará com aplicação de atividades referentes ao autoconhecimento, trabalho em equipe, gestão de tempo, resolução de problemas, criatividade, entre outras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.