Química Orgânica no 3º ano do Ensino Médio – Usando um Jogo de Tabuleiro

Autores

  • Arlete Beatriz Becker-Ritt ULBRA
  • Niza Catarina Vaz Colares ULBRA

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Gamificação

Resumo

O uso de jogos no ensino de química tem se tornado uma prática comum nos últimos anos, pois ela estimula o prazer, a diversão e a motivação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, além de tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e contextualizadas. O objetivo deste estudo foi aplicar um jogo para facilitar o ensino de química. Utilizamos um jogo de tabuleiro. A pesquisa foi feita com estudantes da 3ª série do Ensino Médio A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa e um caráter aplicado e exploratório, sendo uma pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de observação, diário de campo e questionários. Os resultados mostraram que os alunos gostaram da atividade como uma forma de aprender, pois eles demonstraram interesse, motivação e participação ativa na construção do conhecimento. São necessários estudos adicionais sobre a efetividade no processo de ensino e aprendizagem do uso de jogos.

Downloads

Publicado

30-10-2023

Como Citar

Becker-Ritt, A. B., & Vaz Colares, N. C. (2023). Química Orgânica no 3º ano do Ensino Médio – Usando um Jogo de Tabuleiro. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/234

Edição

Seção

Trabalhos Completos