Química Orgânica no 3º ano do Ensino Médio – Usando um Jogo de Tabuleiro
Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, GamificaçãoResumo
O uso de jogos no ensino de química tem se tornado uma prática comum nos últimos anos, pois ela estimula o prazer, a diversão e a motivação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, além de tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e contextualizadas. O objetivo deste estudo foi aplicar um jogo para facilitar o ensino de química. Utilizamos um jogo de tabuleiro. A pesquisa foi feita com estudantes da 3ª série do Ensino Médio A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa e um caráter aplicado e exploratório, sendo uma pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de observação, diário de campo e questionários. Os resultados mostraram que os alunos gostaram da atividade como uma forma de aprender, pois eles demonstraram interesse, motivação e participação ativa na construção do conhecimento. São necessários estudos adicionais sobre a efetividade no processo de ensino e aprendizagem do uso de jogos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.