Produção de Problemas para a Educação Básica em um curso de mestrado profissional
Palavras-chave:
Metodologia Ativa;, Ensino de Ciências, Formação de professoresResumo
Este trabalho tem por objetivo relatar a produção de problemas produzida durante um curso de mestrado profissional de Ensino de Ciências em uma universidade pública federal do Estado do Rio Grande do Sul, RS. Para isso foram produzidos blocos de problemas da área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental II, sendo que um destes blocos foi implementado no contexto escolar e os demais estão disponíveis em um e-book com o objetivo de serem utilizados por professores de Ciências da Natureza da Educação Básica. A análise de dados foi realizada de forma qualitativa a partir do que a literatura nos apresenta. A partir da análise percebeu-se que esta abordagem permitiu ampliar a função do didático dos currículos atuais, caracterizada como complementar às aulas teóricas ou com ênfase na aprendizagem procedimental, tornando o um espaço de aprendizagem mais dinâmico, participativo e integrado as demais componentes curriculares, propiciando espaço para atividades argumentativas e reflexivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.