Produção de Problemas para a Educação Básica em um curso de mestrado profissional

Autores

Palavras-chave:

Metodologia Ativa;, Ensino de Ciências, Formação de professores

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a produção de problemas produzida durante um curso de mestrado profissional de Ensino de Ciências em uma universidade pública federal do Estado do Rio Grande do Sul, RS. Para isso foram produzidos blocos de problemas da área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental II, sendo que um destes blocos foi implementado no contexto escolar e os demais estão disponíveis em um e-book com o objetivo de serem utilizados por professores de Ciências da Natureza da Educação Básica. A análise de dados foi realizada de forma qualitativa a partir do que a literatura nos apresenta. A partir da análise percebeu-se que esta abordagem permitiu ampliar a função do didático dos currículos atuais, caracterizada como complementar às aulas teóricas ou com ênfase na aprendizagem procedimental, tornando o um espaço de aprendizagem mais dinâmico, participativo e integrado as demais componentes curriculares, propiciando espaço para atividades argumentativas e reflexivas.

Biografia do Autor

MARA ELISANGELA jAPPE GOI, Unipampa

É Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ?Unijuí, Especialista em Neurociência e Desenvolvimento Humano pela Universidade LaSalle. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, nos cursos de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e Curso de Especialização em Gestão e Educação Ambiental, nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) da Unipampa e em Educação em Ciências pela UFRGS, com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID da Unipampa e atualmente é coordenador do Programa de Residência Pedagógica da Unipampa, campus Caçapava do Sul. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, Resolução de Problemas, Experimentação e processos de ensino e de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Fabiane Inês Menezes de Oliveira Borba, Rede Básica de Ensino

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (2003). Atualmente é professora de ciências naturais e orientadora educacional - EMEF Inocêncio Prates Chaves. Tem experiência na área de Biologia geral, professora municipal desde o ano de 2008, é especialista em Gestão educacional, UFSM ( 2005) e especialista em Orientação Escolar e Práticas Educacionais, Uninter (2015), mestre  em Ensino de Ciências ( 2021) Unipampa- campus Caçapava do Sul.

Downloads

Publicado

15-10-2023

Como Citar

GOI, M. E. J. G., & Borba, F. I. M. de O. . (2023). Produção de Problemas para a Educação Básica em um curso de mestrado profissional . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/211

Edição

Seção

Trabalhos Completos