Introdução ao campo da docência: uma disciplina para promover a formação crítica na Licenciatura em Química

Autores

  • Carlos Ventura Fonseca

Palavras-chave:

Formação de Profesores, trabalho docente, pedagogia universitária

Resumo

Neste trabalho, desenvolve-se um estudo qualitativo exploratório que investiga a disciplina de Introdução ao Campo da Docência, que compõe um curso de Licenciatura em Química vinculado a uma universidade federal. Investigam-se documentos produzidos pelo docente ministrante da disciplina e pelos estudantes, ao longo das atividades letivas, bem como é realizada a análise de conteúdo dos dados que emergem desse processo. Os resultados mostram que os informantes da pesquisa, de forma majoritária: justificam a escolha pelo curso com base em aspectos intrínsecos à docência; justificam o ensino de Ciências da Natureza, na Educação Básica, com base em motivos de natureza pragmática e de ordem crítica; descrevem atributos relacionais, estratégicos e de conhecimento, quando indagados sobre qual seria o perfil de um bom professor de Química. Os aspectos levantados mostram-se com potencial para a construção de reflexões teórica e empiricamente embasadas sobre a formação docente centrada na racionalidade crítica.

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Publicado

23-09-2022

Como Citar

Ventura Fonseca, C. (2022). Introdução ao campo da docência: uma disciplina para promover a formação crítica na Licenciatura em Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/144

Edição

Seção

Trabalhos Completos