Introdução ao campo da docência: uma disciplina para promover a formação crítica na Licenciatura em Química
Palavras-chave:
Formação de Profesores, trabalho docente, pedagogia universitáriaResumo
Neste trabalho, desenvolve-se um estudo qualitativo exploratório que investiga a disciplina de Introdução ao Campo da Docência, que compõe um curso de Licenciatura em Química vinculado a uma universidade federal. Investigam-se documentos produzidos pelo docente ministrante da disciplina e pelos estudantes, ao longo das atividades letivas, bem como é realizada a análise de conteúdo dos dados que emergem desse processo. Os resultados mostram que os informantes da pesquisa, de forma majoritária: justificam a escolha pelo curso com base em aspectos intrínsecos à docência; justificam o ensino de Ciências da Natureza, na Educação Básica, com base em motivos de natureza pragmática e de ordem crítica; descrevem atributos relacionais, estratégicos e de conhecimento, quando indagados sobre qual seria o perfil de um bom professor de Química. Os aspectos levantados mostram-se com potencial para a construção de reflexões teórica e empiricamente embasadas sobre a formação docente centrada na racionalidade crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.