A abordagem CTS no livro didático Química Cidadã - Volume 1

desafios e potencialidades

Autores

  • Thaís Ruas Viegas
  • Julian Costa
  • Hermeson Bruno Baia
  • Jaqueline Ritter

Palavras-chave:

Ensino de Química, CTS, Conceitos químicos

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar se a obra “Química Cidadã volume 1”, apresenta a abordagem CTS para a discussão dos conceitos químicos. Buscando atender ao objetivo desta pesquisa, será realizada uma pesquisa qualitativa, na qual a obtenção dos dados será a partir de uma análise documental. Observamos no decorrer da obra, que os autores buscam relacionar a Ciência e a Tecnologia, bem como, as inovações tecnológicas em descobertas científicas no contexto de suas temáticas. Consideramos que por meio da abordagem CTS, o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia é dependente do rumo que a sociedade imprime. Ressaltamos o papel de cada cidadão no processo de tomada de decisão sobre o destino do desenvolvimento tecnológico. O enfoque CTS nos capítulos analisados, tem como intenção central de formação do cidadão e do desenvolvimento de atitudes de engajamento responsável, com questões socioambientais na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Ruas Viegas, T., Costa, J. ., Bruno Baia, H. ., & Ritter, J. . (2024). A abordagem CTS no livro didático Química Cidadã - Volume 1: desafios e potencialidades. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–7. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/610

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)