OS DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA NO ENSINO CTS
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, CTS, Situação-Problema, Formação de Professores, CTSAResumo
Este manuscrito aborda os desafios para a elaboração da situação-problema, sob a perspectiva da intersecção entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. O objetivo principal é investigar como a comunidade científica tem debatido acerca dos princípios que caracterizam uma boa situação-problema CTS. E, perguntou-se: no que consiste uma boa situação problema do ensino de Ciências? Para isso, realizamos o Estado da Questão, que envolveu trabalhos publicados nos últimos cinco anos em portais de acesso aberto. Desse modo, os textos foram divididos em: (a) a docência em Ciências sob a perspectiva CTS e (b) discute a contextualização no ensino. Com isso, identificamos que as problemáticas sociocientíficas (QSC), poderá atrair a atenção os alunos e de torná-los capazes de relacionar a parcialidade das ciências e das tecnologias ao seu cotidiano. Em virtude disso, os docentes necessitarão de formação adequada para a elaboração de instrumentos pedagógicos, a partir dos pressupostos CTS, promovendo uma educação crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.