OS DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA NO ENSINO CTS

Autores

  • Julian da Costa Universidade Federal do Rio Grande
  • Thaís Ruas Viegas
  • Jaqueline Ritter

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, CTS, Situação-Problema, Formação de Professores, CTSA

Resumo

Este manuscrito aborda os desafios para a elaboração da situação-problema, sob a perspectiva da intersecção entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. O objetivo principal é investigar como a comunidade científica tem debatido acerca dos princípios que caracterizam uma boa situação-problema CTS. E, perguntou-se: no que consiste uma boa situação problema do ensino de Ciências? Para isso, realizamos o Estado da Questão, que envolveu trabalhos publicados nos últimos cinco anos em portais de acesso aberto. Desse modo, os textos foram divididos em: (a) a docência em Ciências sob a perspectiva CTS e (b) discute a contextualização no ensino. Com isso, identificamos que as problemáticas sociocientíficas (QSC), poderá atrair a atenção os alunos e de torná-los capazes de relacionar a parcialidade das ciências e das tecnologias ao seu cotidiano. Em virtude disso, os docentes necessitarão de formação adequada para a elaboração de instrumentos pedagógicos, a partir dos pressupostos CTS, promovendo uma educação crítica.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

da Costa, J., Ruas Viegas , T. ., & Ritter, J. . (2024). OS DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA NO ENSINO CTS. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/602

Edição

Seção

Trabalhos Completos

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