Obstáculos epistemológicos na construção de situações-problemas para o ensino de Ciências

Autores

  • Daiana Rebeca de Lima Bauer Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande/RS. Brasil
  • Diúli de Seta Lopes Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande/RS. Brasil
  • Jaqueline Ritter FURG

Palavras-chave:

Situação-Problema, Formação de Professores, CTSA

Resumo

A Abordagem CTS ou CTSA no ensino de Ciências, possibilita um melhor entendimento sociocultural provocado pelos avanços científicos-tecnológicos. Através desse aporte teórico articulado à perspectiva Vigotskiana, o objetivo do presente trabalho consistiu em caracterizar a noção de problema ou situação problema e seu critério de seleção em atividades didático-pedagógicas. Para tal desafio apresentamos a seguinte questão de pesquisa: No que consiste uma boa problematização, ou seja, o que seria uma boa situação-problema CTS? Os dados foram produzidos com professores de Ciências da Natureza, dos anos finais do ensino fundamental, a partir de um questionário online e estruturado no Google Formulários. As informações coletadas foram analisadas e permitiram fossem identificados os principais obstáculos pedagógicos que os professores de Ciências enfrentam na construção de situações-problema em sala de aula.

Biografia do Autor

Daiana Rebeca de Lima Bauer, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande/RS. Brasil

Licenciada em Química e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências - PPGEC-FURG.

Diúli de Seta Lopes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande/RS. Brasil

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

de Lima Bauer, D. R., de Seta Lopes, D. ., & Ritter, J. (2024). Obstáculos epistemológicos na construção de situações-problemas para o ensino de Ciências. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/597

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)