Obstáculos epistemológicos na construção de situações-problemas para o ensino de Ciências
Palavras-chave:
Situação-Problema, Formação de Professores, CTSAResumo
A Abordagem CTS ou CTSA no ensino de Ciências, possibilita um melhor entendimento sociocultural provocado pelos avanços científicos-tecnológicos. Através desse aporte teórico articulado à perspectiva Vigotskiana, o objetivo do presente trabalho consistiu em caracterizar a noção de problema ou situação problema e seu critério de seleção em atividades didático-pedagógicas. Para tal desafio apresentamos a seguinte questão de pesquisa: No que consiste uma boa problematização, ou seja, o que seria uma boa situação-problema CTS? Os dados foram produzidos com professores de Ciências da Natureza, dos anos finais do ensino fundamental, a partir de um questionário online e estruturado no Google Formulários. As informações coletadas foram analisadas e permitiram fossem identificados os principais obstáculos pedagógicos que os professores de Ciências enfrentam na construção de situações-problema em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.