Investigando o potencial da Metodologia de Resolução de Problemas no Ensino de Química
divergências e convergências na percepção dos alunos
Palavras-chave:
Metodologia Ativa, Ensino de ciências, Educação BásicaResumo
O relato apresenta ações desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica. As atividades foram realizadas no 2° Ano do Ensino Médio de uma escola localizada no município de Caçapava do Sul/RS, pertencente à rede pública de ensino, em uma turma com 12 alunos frequentes. O artigo tem como objetivo investigar a potencialidade da Resolução de Problemas (RP) e caracterizar a reação dos alunos quando incentivados a experimentar aulas mais dinâmicas que envolvem pesquisas. A pesquisa ocorreu em caráter qualitativo, a partir da aplicação de questionário. Observou-se a potencialidade da RP em qualificar os processos de aprendizagem em Química, a partir da sua organização teórica-metodológica, tendo em vista o desenvolvimento de interesse e participação dos alunos.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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