Investigando o potencial da Metodologia de Resolução de Problemas no Ensino de Química

divergências e convergências na percepção dos alunos

Autores

  • Jaqueline Camargo Sena Régio Universidade Federal do Pampa
  • Andre Luis Silva da Silva
  • Mara Elisangela Jappe Goi
  • Sandra Hunsche

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Ensino de ciências, Educação Básica

Resumo

O relato apresenta ações desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica. As atividades foram realizadas no 2° Ano do Ensino Médio de uma escola localizada no município de Caçapava do Sul/RS, pertencente à rede pública de ensino, em uma turma com 12 alunos frequentes. O artigo tem como objetivo investigar a potencialidade da Resolução de Problemas (RP) e caracterizar a reação dos alunos quando incentivados a experimentar aulas mais dinâmicas que envolvem pesquisas. A pesquisa ocorreu em caráter qualitativo, a partir da aplicação de questionário. Observou-se a potencialidade da RP em qualificar os processos de aprendizagem em Química, a partir da sua organização teórica-metodológica, tendo em vista o desenvolvimento de interesse e participação dos alunos.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Camargo Sena Régio, J., Silva da Silva, A. L., Jappe Goi, M. E., & Hunsche, S. . (2024). Investigando o potencial da Metodologia de Resolução de Problemas no Ensino de Química: divergências e convergências na percepção dos alunos. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–7. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/583

Edição

Seção

Trabalhos Completos

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