A PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ASSOCIADA À UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica;, Experimentação;, Ensino de Ciências.Resumo
Por meio do presente artigo objetiva-se apresentar uma sequência didática desenvolvida no decorrer das aulas da componente curricular de Ciências Naturais, durante a vigência do Programa de Residência Pedagógica (PRP), oferecido pela CAPES, vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Caçapava do Sul. As aulas de regência foram realizadas em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental. A sequência didática foi desenvolvida em etapas que envolveram apresentação de slides com questionamentos iniciais, leitura de textos, realização de atividades experimentais, momentos de discussão e criação de relatório sobre as atividades. Desta forma, tornou-se possível identificar alguns conhecimentos prévios, esclarecer dúvidas e ampliar discussões sobre o assunto em questão. A experiência possibilitou aos bolsistas residentes tanto realizar uma reflexão de como a forma de abordar certos conteúdos e conceitos pode influenciar em uma melhor participação e entendimento por parte dos estudantes, assim como, perceber o quanto o uso de atividades experimentais pode tornar as aulas mais dinâmicas e relevantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.