A PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ASSOCIADA À UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Autores

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica;, Experimentação;, Ensino de Ciências.

Resumo

Por meio do presente artigo objetiva-se apresentar uma sequência didática desenvolvida no decorrer das aulas da componente curricular de Ciências Naturais, durante a vigência do Programa de Residência Pedagógica (PRP), oferecido pela CAPES, vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Caçapava do Sul. As aulas de regência foram realizadas em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental. A sequência didática foi desenvolvida em etapas que envolveram apresentação de slides com questionamentos iniciais, leitura de textos, realização de atividades experimentais, momentos de discussão e criação de relatório sobre as atividades. Desta forma, tornou-se possível identificar alguns conhecimentos prévios, esclarecer dúvidas e ampliar discussões sobre o assunto em questão. A experiência possibilitou aos bolsistas residentes tanto realizar uma reflexão de como a forma de abordar certos conteúdos e conceitos pode influenciar em uma melhor participação e entendimento por parte dos estudantes, assim como, perceber o quanto o uso de atividades experimentais pode tornar as aulas mais dinâmicas e relevantes.

Biografia do Autor

Mara Elisângela Jappe Goi, Unipampa

Mara Elisângela Jappe Goi é Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ?Unijuí, Especialista em Neurociência e Desenvolvimento Humano pela Universidade LaSalle. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, nos cursos de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e Curso de Especialização em Gestão e Educação Ambiental, nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) da Unipampa e em Educação em Ciências pela UFRGS, com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID da Unipampa e atualmente é coordenador do Programa de Residência Pedagógica da Unipampa, campus Caçapava do Sul. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, Resolução de Problemas, Experimentação e processos de ensino e de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Denise Rosa Medeiros, Professora da rede Estadual do RS.

nise Rosa Medeiros é professora das redes Estadual e Municipal de Ensino, Mestra em Ensino de Ciências pela Unipampa, Especialista em Educação com ênfase em Gestão Educacional- UFSM, Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha- Urcamp e em Licenciatura em ciências pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Integrante do Projeto de Pesquisa: Atividades Experimentais Investigativas e Resolução de Problemas na Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências da Natureza; membro do Projeto de Extensão: Resolução de Problemas no Ensino de Ciências-Unipampa. Possui experiência na docência na área de ciências, Biologia, Química e como supervisora do PIBID subprojeto Química- Unipampa, e como preceptora do Programa Residência Pedagógica (PRP), Unipampa, Campus Caçapava do Sul.

Sandra Hunsche, Unipampa

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - Campus Caçapava do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Currículo, Paulo Freire, Formação Inicial de professores e Docência no Ensino Superior.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Jappe Goi, M. E., Rosa Medeiros, D., & Hunsche, S. (2024). A PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ASSOCIADA À UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–6. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/478

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>