Sequência Experimental

Reações Químicas com o Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Química, Programa Residência Pedagógica, Práxis, Aulas Experimentais

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica desempenha um papel crucial na transição do futuro educador do ambiente universitário para a prática em salas de aula, proporcionando uma integração entre teoria e prática nas licenciaturas. Este relato apresenta experiência vivenciada em uma escola Estadual do município de Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul (RS), e busca analisar os desafios, aprendizados e contribuições resultantes da participação da bolsista no Programa. Neste trabalho são descritas as atividades experimentais realizadas com quatro turmas de Ensino Fundamental, envolvendo o conteúdo programático de reações químicas. A partir destas intervenções são traçadas reflexões sobre transição entre teoria e prática, enfoque na experimentação em Química e o papel das atividades experimentais na Educação. Em conclusão, a participação no Programa de Residência Pedagógica permitiu a articulação entre teoria e prática adquirida durante a graduação da residente.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Mendonça Dutra, M., Fagundes Mota, L., Elisângela Jappe Goi, M., Hunsche, S., & Rosa Medeiros, D. (2024). Sequência Experimental: Reações Químicas com o Ensino Fundamental. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–8. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/562

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)