A Biotecnologia fundamentada na metodologia de Resolução de Problemas com o uso da Inteligência Artificial

uma proposta pedagógica

Autores

  • RAQUEL Pereira Neves Gonçalves UFRGS
  • Raquel Fiori
  • Mara Elisângela Jappe Goi
  • Leonardo Carvalho Alves
  • Rubens Caetano Barbosa De Souza

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Metodologia Ativa; Inteligência Artificial.

Resumo

O processo evolutivo da Biotecnologia nos últimos anos tem gerado uma complexidade de assuntos relacionados com o tema, aumentando a dificuldade do entendimento dessa área, principalmente no Ensino Médio, e para diminuir esse espaço temporal entre os avanços da Ciência e a sala de aula pode-se procurar aliar metodologias ativas com o uso de tecnologias de informação. Este estudo tem o intuito de apresentar uma proposta didática para colaborar com os professores para que possam usar em sala de aula a Resolução de Problemas e instigar o pensamento sistemático de alunos do Ensino Médio uma dada situação com o auxílio de assistente virtual. O recurso metodológico usado neste trabalho é o de natureza qualitativa com a apresentação de uma proposta pedagógica como suporte aos professores de Biologia do Ensino Médio. Os resultados esperados são respostas às resoluções de problemas caracterizando potencialidades e limitações dos alunos que deverão ser trabalhadas pelo professor para impulsionar a autonomia na aprendizagem.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Pereira Neves Gonçalves, R., Fiori, R. ., Elisângela Jappe Goi, M., Carvalho Alves, L., & Caetano Barbosa De Souza, R. (2024). A Biotecnologia fundamentada na metodologia de Resolução de Problemas com o uso da Inteligência Artificial: uma proposta pedagógica . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/476

Edição

Seção

Trabalhos Completos