Explorando a Resolução de Problemas no Ensino e Aprendizagem das Ciências
Palavras-chave:
Metodologia Ativa, Educação CientíficaResumo
Este artigo discute a metodologia de Resolução de Problemas na educação, com ênfase nas Ciências da Natureza e Matemática. Apresentada como uma abordagem pedagógica, com blocos de problemas para promover habilidades cognitivas essenciais, como pensamento crítico e tomada de decisões, desafiando os alunos a aplicarem conhecimentos adquiridos de forma significativa. No ensino dessas componentes, a Resolução de Problemas ajuda a superar a percepção de complexidade, instigando os alunos a responder questões que os inquietam. A abordagem envolve introduzir problemas contextualizados, realizar atividades práticas, compartilhar estratégias e avaliar soluções. Exemplos de problemas propostos ilustram essa metodologia. A pesquisa destaca que atividades experimentais e a abordagem investigativa fortalecem a educação científica, despertando curiosidade e motivação. Através desta pesquisa, investigamos como o uso da Resolução de Problemas pode contribuir para construção de conceitos e compreensão de fenômenos Científicos. A Resolução de Problemas desenvolve habilidades metacognitivas, preparando alunos para enfrentar desafios complexos e se tornarem aprendizes autônomos e resilientes.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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