Explorando a Resolução de Problemas no Ensino e Aprendizagem das Ciências

Autores

  • Daniele Seixas Lopes Universidade Federal do Pampa
  • Mirella Branco da Trindade Universidade Federal do Pampa
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Educação Científica

Resumo

Este artigo discute a metodologia de Resolução de Problemas na educação, com ênfase nas Ciências da Natureza e Matemática. Apresentada como uma abordagem pedagógica, com blocos de problemas para promover habilidades cognitivas essenciais, como pensamento crítico e tomada de decisões, desafiando os alunos a aplicarem conhecimentos adquiridos de forma significativa. No ensino dessas componentes, a Resolução de Problemas ajuda a superar a percepção de complexidade, instigando os alunos a responder questões que os inquietam. A abordagem envolve introduzir problemas contextualizados, realizar atividades práticas, compartilhar estratégias e avaliar soluções. Exemplos de problemas propostos ilustram essa metodologia. A pesquisa destaca que atividades experimentais e a abordagem investigativa fortalecem a educação científica, despertando curiosidade e motivação. Através desta pesquisa, investigamos como o uso da Resolução de Problemas pode contribuir para construção de conceitos e compreensão de fenômenos Científicos. A Resolução de Problemas desenvolve habilidades metacognitivas, preparando alunos para enfrentar desafios complexos e se tornarem aprendizes autônomos e resilientes.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Seixas Lopes, D., Branco da Trindade, M. ., & Jappe Goi, M. E. (2024). Explorando a Resolução de Problemas no Ensino e Aprendizagem das Ciências. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–6. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/497

Edição

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