Experimentação Investigativa no Ensino de Ciências da Natureza
Palavras-chave:
Experimentação;, Educação Básica;, Metodologia Ativa.Resumo
O minicurso objetiva a formação teórica e prática de professores de Ciências da Natureza, para a utilização da metodologia de Experimentação Investigativa em suas salas de aula. Assim, relatar-se-á as características de um experimento investigativo, demonstrando exemplares e construindo novos. Estes experimentos serão produzidos e validados durante o minicurso. De acordo com Calefi, Reis e Rezende (2015), a Experimentação Investigativa se caracteriza quando um problema é apresentado aos alunos, assim, estes devem elaborar as hipóteses, essas são discutidas e a partir daí segue-se a produção de dados, sendo analisados e discutidos coletivamente. Na atividade investigativa, o professor é o de mediador do processo (HODSON,1988;1994), por isso as ações formativas são importantes para que os professores se apropriem e discutam sobre os princípios e características da perspectiva de aprendizagem por investigação. Quando o professor usa uma metodologia ativa, esta pode promover a construção de novos saberes incentivando o aluno a pesquisar para resolver problemas relacionados ao seu cotidiano. De acordo com Oliveros e Sousa (2013), existem várias pesquisas sobre estratégias para o Ensino de Ciências, uma delas é o Ensino Investigativo. Para Barata et al. (2015) quando o professor participa de um curso de formação, ele pode vivenciar esse tipo de metodologia, se deparando com um problema a ser resolvido, interagindo e formulando hipóteses como aluno, o que pode ser propício quando o professor for aplicar essa metodologia em sua sala de aula. Sasseron (2008) revela que a Experimentação Investigativa pode levar os alunos a alfabetização científica, fazendo com que eles compreendam temas sociais da atualidade, opinando sobre eles e tendo uma postura crítica. Na perspectiva de Sá, Cedran e Cirino (2013), as escolas ainda usam o modelo tradicional de ensino, o qual não atende de maneira efetiva a sociedade atual. De acordo com os autores, os alunos podem interagir e participar ativamente de sua aprendizagem, interferindo de maneira crítica na sociedade, mas para isso os professores precisam trabalhar com propostas que promovam a construção de sujeitos autônomos. Para que essa mudança ocorra, se faz necessária a participação dos professores em cursos de formação continuada.
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