Atividade Experimental Problematizada (AEP)
processo de inovação teórico-metodológica voltado ao ensino experimental da Química
Palavras-chave:
Metodologia de ensino, Ensino de Ciências, AprendizagemResumo
Apresenta-se como proposta de minicurso discussões, reflexões e exemplificações circunscritas à Atividade Experimental Problematizada (AEP), caracterizada como um processo de inovação teórico-metodológica voltado ao planejamento, mediação e avaliação do ensino experimental das Ciências (particularmente, a Química). A AEP está originalmente materializada pela publicação de duas obras bibliográficas, sendo que, na primeira, Silva e Nogara (1º edição em 2018; 2º edição em 2014) apresentam exemplificações de AEPs no contexto do ensino da Química e, na segunda, Silva e Moura (2018) a estendem às demais Ciências Naturais. Outrossim, desde 2015 artigos e trabalhos de conclusão de curso (níveis de Graduação, Mestrado e Doutorado) versam sobre a temática, em contextos do ensino e da aprendizagem das Ciências (SILVA, MOURA; DEL PINO, 2015; 2017; 2018; SILVA et al., 2019; SILVA; MOURA; NOGARA, 2020; SILVA; MOURA; DEL PINO, 2021; 2022). A AEP tem como foco a aprendizagem científica por meio da experimentação, na qual os sujeitos são vistos como protagonistas de seus saberes e fazeres, assumindo uma posição de destaque e autonomia no processo da aprendizagem. O epicentro desta abordagem reside na intenção de, por meio de um cuidadoso planejamento e eficaz mediação, criar as condições ideais para caracterizar um tratamento científico intrinsecamente ligado à concepção de Ciência. A estratégia didático-pedagógica da AEP é apresentada como uma oportunidade singular à apropriação, aplicação, avaliação e aproximação a variados contextos e realidades educacionais. Sob os fundamentos da Epistemologia de Thomas Kuhn (ETK) e da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), ela se destaca como uma estratégia ao Ensino de Ciências, criando situações que proporcionam aos alunos não apenas o domínio de conceitos científicos, mas também uma compreensão profunda e contextualizada do papel da Ciência na sociedade. Essa abordagem potencialmente promove a autonomia dos discentes, favorecendo a sua pré-disposição a aprender, condição imperativa à aprendizagem significativa. A AEP está estruturada sob dois principais eixos, um de natureza teórica e outro metodológica, associativos e potencialmente indissociáveis. Como eixo teórico, busca-se a demarcação, elucidação e proposição de um problema, isto é, uma AEP configura-se teoricamente como uma estratégia de caracterização/desenvolvimento de condições, cientificamente justificáveis e atreladas a um marco teórico consistente, ao enfrentamento a dada situação-problema. Sequencialmente, são configurados um objetivo experimental, tratando-se do que se espera desenvolver empiricamente em termos de produto/ação, e diretrizes metodológicas, como orientações às ações que potencialmente resultarão daquele objetivo. Com relação ao eixo metodológico, preconiza-se seu segmento em uma processualidade didática constituída por cinco etapas: discussão prévia; organização/desenvolvimento da atividade experimental; retorno ao grupo de trabalho; socialização e sistematização. Por fim: (i) a AEP está depositada no Portal eduCAPES, no link https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736117, (ii) a ação proposta está vinculada ao Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi) – Unipampa/CNPq, liderado pelo proponente e (iii) este projeto/produção recebeu apoio e/ou recursos financeiros do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências – EnASCi, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES por meio do Edital 15/2023 - Programa Inova EaD e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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