As Ciências da Natureza nas trilhas do Ensino Médio Gaúcho

Autores

  • Jane Herber Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES https://orcid.org/0000-0002-8348-5300
  • Ana Carolina Gambatto Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Fernanda Dias Ferreira Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • João Victor Nunes Universidade do Vale do Taquari - Univates. Bolsista de Iniciação Científica - Ensino Médio
  • Liliane Dailei Almeida Gruber Universidade do Vale do Taquari - Univates. Pós-doc - PPGEnsino
  • José Claudio Del Pino Universidade do Vale do Taquari - Univates, Pesquisador, Docente PPGEnsino https://orcid.org/0000-0002-8321-9774

Palavras-chave:

Ensino Médio Gaúcho, Sustentabilidade, Ciências da Natureza

Resumo

 

Introdução

A reforma do ensino médio é indicada pela Lei nº 13.415/17 a partir da ampliação da carga horária para 3000 horas distribuídas ao longo dos três anos, sendo divididas em 1200 horas para formação geral básica e 1800 horas para os itinerários formativos. De acordo com a as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Novo Ensino Médio (BRASIL, 2018) Os Itinerários Formativos buscam trazer perspectivas que conectem o conhecimento ao contexto em que estão inseridos os estudantes, com o objetivo de promover uma educação que os auxilie de forma prática na resolução de problemas e em aprendizagens significativas. Baseados em quatro eixos estruturantes: a) Investigação Científica; b) Processos Criativos; c) Mediação e Intervenção Sociocultural; e d) Empreendedorismo. Desta forma, cada um deles possibilita a construção de diferentes habilidades, aliando isso à criação do projeto de vida dos estudantes, as relações sociais são estimuladas, além de promover o desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas.

Metodologia

A presente pesquisa está inserida no projeto institucional "Educação em ciências: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais", no grupo de trabalho que estuda o Ensino Médio Gaúcho. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, tendo em vista que se busca compreender quantas e quais são as trilhas do itinerários formativos da área da Ciências da Natureza que estão em vigor nas escolas da rede pública do estado do Rio Grande do Sul.

Resultados

No Ensino Médio Gaúcho na área de Ciências da Natureza, as trilhas são desenhadas para aprofundar o conhecimento dos alunos em temas específicos. Em 2024, as trilhas são: Sustentabilidade e Meio Ambiente: Foca em questões relacionadas ao uso consciente dos recursos naturais, mudanças climáticas, ecologia e conservação ambiental. Saúde e Qualidade de Vida: Explora temas de biologia humana, saúde pública, nutrição, exercícios físicos e bem-estar. Ciência e Tecnologia: Aborda o uso da ciência e da tecnologia no cotidiano, com foco em inovações, biotecnologia, robótica e inteligência artificial. Energia e suas Transformações: Foca no estudo das diferentes formas de energia, suas transformações e impactos ambientais, incluindo fontes renováveis e não-renováveis. Na realidade da implantação do Ensino Médio Gaúcho é possível observar que 15 das 24 trilhas não são opções em mais de 90% das instituições. Além disso, 83,9% das escolas disponibilizam no máximo duas alternativas das 24 possibilidades previstas pela SEDUC-RS, no ano de 2023.  Os IFs têm o potencial de tornar o Ensino Médio mais atrativo, relevante e significativo para os alunos, promovendo uma maior aproximação entre a escola e a realidade dos estudantes. As 24 trilhas de aprofundamento previstas pelo Referencial Curricular Gaúcho, que são estruturadas a partir das temáticas de Cidadania e Relações Interpessoais, Empreendedorismo, Expressão Corporal, Expressões Culturais, Sustentabilidade, Saúde, Educação Financeira e Tecnologia. As Trilhas possuem uma área focal e outra complementar, proporcionando e favorecendo o trabalho interdisciplinar e constituindo um diferencial para a rede estadual do Rio Grande do Sul. Destaca-se que no ano de 2024 a SEDUC/RS reduziu o número de trilhas para 12, e há um projeto de lei na câmara dos deputados que indica a reorganização da carga horária para 2025.

Conclusões

Até o momento percebe-se que ainda se busca adaptações considerando a ideia inicial, pois há indicativos que os componentes da formação geral básica devem ser mais explorados com uma carga horária maior. A SEDUC/RS ainda busca adequar a proposta inicial e já existe uma nova orientação quanto a carga horária, as organizações curriculares do ensino médio das escolas estaduais vem sofrendo alterações a cada ano que passa. Há um descompasso entre o que é preconizado e o que de fato acontece nas escolas. O que é lamentável tendo em vista que estamos tratando da educação básica. Destaca-se que no ano de 2024 a SEDUC/RS reduziu o número de trilhas para 12, e há um projeto de lei na câmara dos deputados que indica a reorganização da carga horária para 2025.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Novo Ensino Médio. DF, 2018c. http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Herber, J., Gambatto, A. C., Dias Ferreira, F., Nunes, J. V., Dailei Almeida Gruber, L., & Del Pino, J. C. (2024). As Ciências da Natureza nas trilhas do Ensino Médio Gaúcho. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–2. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/606

Edição

Seção

Resumos