O Mundo de Sofia

explorando a relação da Filosofia e da Química para o estudo da atomística

Autores

  • Eduarda Vieira de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Eduarda Batista Teixeira Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Jardim Dias da Piedade Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno Dos Santos Pastoriza Universidade Federal de Pelotas
  • Alessandro Cury Soares Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino de Química, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho relata a experiência de uma discente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas que, por meio do projeto de extensão Por uma Docência Inclusiva, utilizou o livro O Mundo de Sofia, como uma estratégia didática para os atendimentos especializados de uma aluna com deficiência visual, no contexto do Ensino de Química. Tal proposta seguiu os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, que visa minimizar as barreiras existentes nas escolas comuns, respeitando os diferentes níveis e estilos de aprendizagem. A escolha do livro foi fundamentada a partir das suas narrativas que relacionam os conceitos filosóficos e científicos. Como resultado, a utilização do livro paradidático nos atendimentos proporcionou à aluna reflexões sobre a Filosofia e a Química, no que tange o estudo de atomística, além de motivá-la e despertar o interesse na construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Vieira de Souza, E., Batista Teixeira, M. E., Jardim Dias da Piedade, F., Dos Santos Pastoriza, B., & Cury Soares, A. . (2024). O Mundo de Sofia: explorando a relação da Filosofia e da Química para o estudo da atomística. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/560

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.