Ação e Reação

uma proposta lúdica para o Ensino de Química baseada nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem

Autores

  • Trinity Nunes Bessa da Costa UFPEL
  • Julia Bonow Haertel Barneche UFPEL
  • Eduarda Vieira de Souza UFPEL
  • Fernanda Jardim Dias da Piedade UFPEL
  • Bruno dos Santos Pastoriza UFPEL

Palavras-chave:

Lúdico, DUA, Ensino de Química

Resumo

A partir da premissa de um ensino para todos, onde os docentes precisam cada vez mais se adequar e pensar pedagogicamente em turmas heterogêneas, incluindo alunos independentemente de suas características e especificidades educacionais, dentro da sala de aula e do conteúdo estudado, este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um jogo didático para o Ensino de Química, a partir da perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem, explorando elementos históricos, conteudistas e experimentais por meio de uma atividade lúdica, divertida e competitiva, de modo que atendesse os diferentes níveis e estilos de aprendizagem. O jogo, denominado “Ação e Reação”, foi desenvolvido por alunos da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química, ofertada no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde são trabalhados a construção de materiais didáticos e a inclusão com os docentes em formação da área. 

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Nunes Bessa da Costa, T., Bonow Haertel Barneche, J. ., Vieira de Souza , E., Jardim Dias da Piedade, F., & dos Santos Pastoriza , B. . (2024). Ação e Reação: uma proposta lúdica para o Ensino de Química baseada nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/564

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>