O Ensino de Química e o Desenho Universal para a Aprendizagem

Uma proposta acerca da fermentação de pão

Autores

  • Tainara Vahl Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Jardim Dias da Piedade
  • Eduarda Vieira de Souza
  • Ângela Brum Soares
  • Alessandro Cury Soares
  • Bruno dos Santos Patoriza

Palavras-chave:

DUA, Inclusão, Ensino Química

Resumo

Este trabalho visa explorar como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode ser aplicado para tornar o Ensino de Química (EQ) mais inclusivo. A atividade foi realizada no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Louis Braille para um aluno com baixa visão, aproveitando sua experiência prática na padaria. Ao focar no processo de feremntação do pão, adotou-se estratégias sensoriais para facilitar o aprendizado, utilizando diferentes texturas e aromas para explorar a química envolvida na temática. A aplicação do DUA permitiu que o aluno se envolvesse ativamente com o conteúdo, apesar de sua desmotivação inicial, mostrando-se uma abordagem eficaz tanto para o aprendizado quanto para a inclusão educacional. Assim, o estudo conclui, que o DUA pode transformar positivamente o EQ, garantindo uma participação mais ampla e significativa dos alunos independente de suas características individuais.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Vahl, T., Jardim Dias da Piedade, F., Vieira de Souza , E., Brum Soares, Ângela, Cury Soares, A. ., & dos Santos Pastoriza, B. . (2024). O Ensino de Química e o Desenho Universal para a Aprendizagem: Uma proposta acerca da fermentação de pão. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–2. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/584

Edição

Seção

Resumos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.