O Ensino de Química e o Desenho Universal para a Aprendizagem
Uma proposta acerca da fermentação de pão
Palavras-chave:
DUA, Inclusão, Ensino QuímicaResumo
Este trabalho visa explorar como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode ser aplicado para tornar o Ensino de Química (EQ) mais inclusivo. A atividade foi realizada no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Louis Braille para um aluno com baixa visão, aproveitando sua experiência prática na padaria. Ao focar no processo de feremntação do pão, adotou-se estratégias sensoriais para facilitar o aprendizado, utilizando diferentes texturas e aromas para explorar a química envolvida na temática. A aplicação do DUA permitiu que o aluno se envolvesse ativamente com o conteúdo, apesar de sua desmotivação inicial, mostrando-se uma abordagem eficaz tanto para o aprendizado quanto para a inclusão educacional. Assim, o estudo conclui, que o DUA pode transformar positivamente o EQ, garantindo uma participação mais ampla e significativa dos alunos independente de suas características individuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.