DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO "BAÚ DA SUSTENTABILIDADE"

UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PIBID QUÍMICA DA UFPEL

Autores

  • Alessandra Pereira Freire Ufpel
  • Tainara Vahl UFPel
  • Bruna Adryane Fary UFPel
  • Wiliam Boschetti UFPel

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, PIBID

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em Química visa incentivar a formação de futuros professores e aproximar a graduação da Educação Básica.  A integração entre o PIBID, a Educação Ambiental (EA) e a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) é essencial na formação de educadores conscientes e na promoção de práticas sustentáveis. Este estudo tem como objetivo  investigar a implementação de práticas sustentáveis no contexto do PIBID em Química, avaliando seu impacto na formação de futuros professores e na conscientização ambiental da comunidade. O projeto desenvolvido por licenciandos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é um exemplo dessa integração entre PIBID, EA e CTSA. A iniciativa  "Baú da Sustentabilidade", possibilita o descarte responsável e o envolvimento da comunidade. Inicialmente apresentado em uma mostra científica em escolas de Educação Básica, demonstrou a viabilidade da iniciativa, o interesse e o engajamento da comunidade pelas questões de sustentabilidade.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Pereira Freire, A., Vahl, T. ., Fary, B. A., & Boschetti, W. (2024). DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO "BAÚ DA SUSTENTABILIDADE": UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PIBID QUÍMICA DA UFPEL. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–6. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/488

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>